Lusail — Com dores, mas presente. Ainda que mantenha a cautela e o sigilo público, a Seleção Brasileira planeja contar com Neymar, mesmo que não em 100% das condições físicas, no primeiro mata-mata da Copa do Mundo do Catar. O Brasil encara a Coreia do Sul na segunda-feira, às 16h, no Estádio 974, em Doha.
A recuperação do craque tem sido acompanhada de perto não apenas pelo departamento médico chefiado por Rodrigo Lasmar, mas também pela comissão técnica e os próprios jogadores. Capitão do time, o zagueiro Thiago Silva deixou escapar o planejamento do estafe para Neymar.
O que se sabe — e foi confirmado publicamente pela própria comissão técnica — é que o atacante será submetido a um importante teste físico no treinamento de hoje, no Estádio Grand Hamad, o CT brasileiro no país-sede do Mundial. Pela primeira vez desde a lesão, o camisa 10 irá a campo para ver como se sente.
"Deve ser para ver como está o tornozelo, se está segurando, se não está, se vai estar com um pouco de dor. Acho que dor ele vai ter, faz parte, já tive esse tipo de lesão", comentou Thiago Silva, antes de revelar que a expectativa é tê-lo à disposição contra a Coreia. "Se tudo for como está planejado, a esperança é que ele esteja à disposição. Mas deixo essa para o Tite e o doutor", complementou o capitão da equipe.
As manhãs, tardes e noites têm sido intensas para Neymar. O tempo quase todo tem sido vivido no hotel, em processo de fisioterapia para tratar a lesão no tornozelo direito que o tirou da vitória sobre a Suíça na estreia e da derrota para Camarões.
Saiba Mais
Publicamente, a comissão técnica da Seleção adota uma postura cautelosa. Em meio a tantos problemas físicos neste início de Mundial, o médico Rodrigo Lasmar participou da coletiva de imprensa após o tropeço de ontem e comentou as situações de Neymar e do lateral-esquerdo Alex Sandro, que se recupera de um problema no quadril.
"Com relação a Neymar e Alex Sandro, nós ainda temos 72 horas antes do próximo jogo. Vamos contar com o tempo ao nosso favor, nós temos possibilidades ainda, e vamos aguardar como que vai ser essa transição. Eles ainda não começaram o trabalho em campo com bola, isso vai ser feito a partir de amanhã (hoje), e é importante observar como que vai ser a resposta dos jogadores a esse novo estímulo. Dependendo disso, eles podem ter ou não condições dependendo desses próximos dois dias", disse.
Lasmar foi mais otimista em relação a Danilo. O lateral-direito sofreu uma lesão no tornozelo esquerdo na estreia do Brasil. A tendência é que o titular volte a campo contra a Coreia, após dois jogos fora.
"Danilo vem apresentando uma evolução muito positiva, muito satisfatória. Vocês já tiveram acesso às imagens que foram divulgadas, ele fez um trabalho intenso no campo já com bola, em uma adaptação funcional muito positiva. A expectativa é que ele faça o treinamento normalmente com o grupo. Correndo tudo bem, a expectativa é grande para que ele esteja à disposição do Tite para o nosso próximo jogo", explicou.
Enquanto corre para recuperar o trio de titulares, o Brasil pode ter que lidar com dois novos problemas. O lateral-esquerdo Alex Telles e o atacante Gabriel Jesus sentiram dores no joelho direito e passarão por exames hoje para identificar a gravidade. O caso do defensor é, aparentemente, mais complicado. Telles tinha boas chances de seguir como titular contra a Coreia, já que Alex Sandro ainda é dúvida.