Apesar de parecerem distintos, o mundo dos quadrinhos tem duas ligações profundas com o universo do futebol: desafios e superações. É possível, por exemplo, comparar a vitória do super-herói Homem-Aranha contra o vilão Duende Verde nas telonas com o gol do volante da seleção brasileira Casimiro, que aos 38 minutos do segundo tempo, deu a vitória do Brasil contra a Suíça na última segunda-feira (28/11). Em ambos os casos, sentimentos como emoção e superação andaram juntos.
Também é possível comparar a seleção canarinha e a história escrita por Stan Lee por meio da aplicação do provérbio dito pelo herói: "Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades". No caso do Brasil, essa frase seria aplicada a todo o elenco de jogadores, mas sobretudo ao treinador da seleção: Adenor Bachi, o Tite.
Isso porque, além do espírito de representar mais de 200 milhões de brasileiros na Copa do Mundo do Catar, Tite ocupa a quarta posição no ranking do que lista os salários de técnicos de seleções do Mundial do Catar. Por ano, o professor Adenor Bachi recebe cerca de R$ 20 milhões pelo trabalho como treinador.
A informação é do jornal esportivo espanhol As, o ranking dos salários de treinadores das seleções na copa apresenta o alemão Hansi-Flick no topo dos salários mais altos. De acordo com a lista, o treinador alemão ganha 6,5 milhões de euros (cerca de R$ 36 milhões). Vale lembrar que a publicação não deixa claro se os valores dos ganhos anuais dos treinadores englobam também a publicidade que realizam.
Na outra ponta, em último na tabela dos melhores salários, aparece o treinador da seleção da Tunísia, Jalel Kadri. Segundo o jornal esportivo, ele recebe 130 mil euros por ano.
Tite no Brasil
Tite assumiu a equipe em junho de 2016, ocupando o lugar de Dunga. Já contando as duas partidas da Copa de 2022, o atual técnico da seleção brasileira tem na carreira 78 jogos, com 59 vitórias, 14 empates e cinco derrotas.
Uma das cinco derrotas do treinador foi para a Bélgica, na Copa do Mundo da Rússia, em 2018, pelas quartas de final. O resultado acabou eliminando o Brasil da competição.
Além de classificar e comandar a seleção brasileira em dois Mundiais, Tite foi campeão da Copa América de 2019, disputada no Brasil.
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!