As partidas das oitavas de final da Copa do Mundo começam neste sábado (3/12). Com as 16 melhores seleções definidas, o chaveamento até a final do Mundial segue o mesmo caminho.
O jogo de abertura dessa nova fase da competição fica com Holanda e Estados Unidos, que jogarão às 12h, no estádio Internacional Khalifa. Desse confronto, saíram o primeiro colocado do Grupo A (Holanda) e o segundo do Grupo B (Estados Unidos). A Holanda chega às oitavas sem ainda ter perdido — duas vitórias e um empate — e encontrará uma seleção norte-americana fortalecida com a vitória sobre o Irã.
Na Holanda, o atacante Gakpo, de 23 anos, é um dos artilheiros da Copa, com três gols. Além dele, o meio-campista Frenkie de Jong (25) e o também atacante Memphis Depay (28) completam a lista de nomes "temidos" pelo setor defensivo adversário.
Os estadunidenses contam com Christian Pulisic, de 24 anos, que marcou o gol classificatório para sua seleção contra os iranianos, McKennie (24), um volante com a característica da "onipresença" e Weah (22), jovem promessa dos EUA, são os nomes importantes da primeira fase da equipe comandada por Gregg Berhalter.
O protagonismo do jogo das 16h — que será disputado no Ahmad Bin Ali —, ficará com a forte Argentina e a Austrália. De um lado Messi, capitão e camisa dez da Albiceleste, é o pensador da equipe do técnico Scaloni e aquele que tentará levar sua seleção ao tricampeonato. A segunda colocada do Grupo D (que também tem a França), a seleção australiana comemorou bastante a classificação às oitavas — algo que não acontecia desde 2006 — e buscará, diante da Argentina, um lugar nas quartas de final.
*Estagiária sob supervisão de Ronayre Nunes
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Guia da Copa
Baixe o Guia da Copa preparado pelo Correio Braziliense. Clique aqui.