Era 7 de setembro de 1956 quando Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, marcou o primeiro gol da carreira. O ocorrido fez com que o goleiro Zaluar Torres Rodrigues, mais conhecido como Zaluar, entrasse para a história do futebol ao sofrer o primeiro gol marcado pelo craque.
O mineiro de Três Corações fez o primeiro gol no estádio Américo Guazelli. Sentado no banco de reservas do Santos, durante amistoso contra o Corinthians, Pelé entrou no segundo tempo da partida substituindo Del Vecchio e balançou a rede, aos 36 minutos.
- Em 1969, Pelé parou uma guerra civil no Congo; relembre
- "Viva o atleta do século": como Pelé foi imortalizado também na música
- Lula faz homenagem a Pelé: "Nunca houve um camisa 10 como ele"
- Vida e morte de Pelé: relembre a história do monarca da bola
Apesar de ter levado o gol, Zaluar percebeu que havia participado de um momento histórico. Ele fez questão de divulgar o ocorrido até falecer, em 1995. Para aqueles que lhe procuravam, Zaluar entregava um cartão escrito "goleiro do primeiro gol do Pelé", abaixo de seu nome completo.
A majestade do futebol morreu nesta quinta-feira (29/12), aos 82 anos. O brasileiro tricampeão da Copa do Mundo com a camisa da Seleção Brasileira lutava contra um câncer no intestino e morreu devido a falência múltipla dos órgãos.
Pelé estava internado desde 29 de novembro no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Dono do título de Rei do futebol, Edson foi autor de mais de mil gols na carreira. Ele recebeu o diagnóstico do tumor de cólon em setembro de 2021, após passar por uma cirurgia.
Desde então, o ex-jogador de futebol passou a ir ao hospital com mais frequência. No início de 2022, foram identificadas metástases no intestino, no pulmão e no fígado. Na última internação, os médicos constataram que o tratamento de quimioterapia não surtia mais efeitos.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Saiba Mais
- Política Governo de Lula será recordista no número de ministras
- Política Esplanada de Lula não terá todos partidos da aliança; veja quem ficou de fora
- Política Análise: Morte de Pelé ofusca o anúncio dos novos ministros
- Brasil Saneamento: Lula enfrentará dificuldades para cumprir metas do Marco Legal
- Economia Após um ano marcado por perdas com alta dos juros, Ibovespa recupera fôlego
- Cidades DF Distrito Federal tem quatro casos descartados de varíola dos macacos
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.