O presidente Jair Bolsonaro (PL) decretou luto oficial de três dias em homenagem a Pelé, o rei do futebol, que morreu nesta quinta-feira (29/12). A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União, no começo da noite.
“É declarado luto oficial em todo o País, pelo período de três dias, contados da data de publicação deste Decreto, em sinal de pesar pelo falecimento de Edson Arantes do Nascimento, Pelé, ex-jogador de futebol”, diz a publicação.
Pelas redes sociais, Bolsonaro comentou a morte do ícone do futebol mundial. “Com pesar o passamento de um homem, que pelo futebol, levou o nome do Brasil para o mundo. Transformou o futebol em arte e alegria. Que Deus conforte sua família e que o acolha na sua infinita misericórdia”, escreveu.
Mais cedo, a Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom), da Presidência da República, publicou nota com condolências aos familiares e amigos, destacando o atleta como um dos maiores de todos os tempos.
“Pelé, o Rei do Futebol, foi um dos maiores atletas de todos os tempos. O único tricampeão mundial demonstrou por suas ações que, além de grande atleta, foi também um grande cidadão e patriota, elevando o nome do Brasil por onde passou”, diz a nota.
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Saiba Mais
- Esportes Nasa faz homenagem a Pelé com galáxia verde e amarela; veja foto
- Esportes Pelé compôs músicas e cantou com Elis Regina; veja a carreira artística do Rei
- Esportes Música e cinema, outras paixões de Pelé: Rei tocava violão e atuou em filmes
- Esportes Presidente da Fifa presta homenagem ao Rei Pelé: "é imortal"
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.