Homenagem ao Rei Pelé

Pelé compôs músicas e cantou com Elis Regina; veja a carreira artística do Rei

O atleta se aventurou pela música e gravou com grandes vozes brasileiras como Roberto Carlos e Sérgio Mendes, além de se apresentar em filmes

Correio Braziliense
postado em 29/12/2022 20:31 / atualizado em 29/12/2022 20:31
Pelé no videoclipe "Esperança" -  (crédito: Reprodução/Youtube)
Pelé no videoclipe "Esperança" - (crédito: Reprodução/Youtube)

O maior jogador de futebol da história do Brasil não se limitou ao mundo dos esportes. Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, se aventurou pela música e compôs mais de cem canções ao longo da vida. Além de compositor, o Rei tinha talentos como músico e cantor, ele tocava violão e chegou a gravar com Elis Regina, Roberto Carlos, Sérgio Mendes e Jair Rodrigues.

Com a voz grave e gentil aos ouvidos, o Rei Pelé cantou em diversos gêneros musicais como Bossa Nova, Samba e Sertanejo. O atleta estreou na música em 1969, quando lançou o álbum Tabelinha, com duas canções escritas por ele e interpretadas em dueto com a cantora Elis Regina.

As duas músicas do álbum, Perdão não tem e Vexamão, Pelé e Elis cantam em tom descontraído, com diálogos entre as estrofes. Em uma dessas conversas, o jogador revela que compôs a canção que fala sobre a saudade deixada pela partida de um grande amor, durante uma excursão do Santos, clube em que jogou durante quase toda a carreira.

Entre um jogo e outro, ao final dos treinos, nos dias de folga ou ainda nas concentrações do Santos, era quando Pelé colocava em prática seu talento musical seja para a composição, canto ou para o violão. Do hobby, o Rei conseguiu estar em evidência, com diversas apresentações na televisão e em filmes.

  • Pelé tocando violão Arquivo Nacional do Brasil
  • Pelé e Elis Regina Reprodução/Facebook
  • Pelé com Ivair tocando violão. Acervo Silvia Herrera Antonio Lucio
  • Disco Pelé x Elis Regina - Tabelinha Reprodução/Antiguidades
  • Pelé no videoclipe "Esperança" Reprodução/Youtube
  • Pelé no videoclipe "Esperança" Reprodução/Youtube
  • Pelé e Roberto Carlos Reprodução/Instagram

Discos, especiais de TV e garoto-propaganda

Em 1977, Pelé cantou algumas músicas do álbum que se tornou trilha sonora do documentário sobre sua vida e carreira. O disco intitulado Pelé, mesmo título dado ao documentário, era composto por 13 faixas, das quais seis foram escritas pelo jogador e cantadas em parceria com Sérgio Mendes e o saxofonista estadunidense Gerry Mulligan, referência mundial no instrumento.

Pelé se aposentou dos gramados em 1977, pelo time New York Cosmos, onde jogou pelos dois anos finais de sua carreira. Nesse mesmo ano, o Rei do futebol se apresentou com outro Rei brasileiro, o cantor Roberto Carlos. O atleta cantou uma de suas composições, a música Meu Mundo é uma Bola, em um programa especial dedicado à Copa do Mundo de 1978. Na aparição, os dois reis conversam sobre a rotina do craque depois de deixar o futebol e, em seguida, cantam e tocam violão juntos. 

Em 1980 Pelé mirou, pela primeira vez, o público infantil. Ele cantou no disco Clube da Criança do programa apresentado por Xuxa, com quem tinha um relacionamento na época e que durou seis anos. No álbum, o Rei canta outra de suas composições, chamada Recado à Criança.

Depois, em 1998, Pelé gravou a música ABC do Bicho-Papão com a banda Trem da Alegria. Essa canção foi usada, no mesmo ano, pelo Ministério da Educação em campanha sobre alfabetização exibida na televisão, onde Pelé foi garoto-propaganda.

Aos 66 anos, Pelé ainda continuou se aventurando pelo universo da música. Em 2006 ele lançou o próprio disco, chamado Pelé Ginga e recebeu outros artistas como Gilberto Gil para interpretar as músicas. O álbum foi formado por 13 canções, todas de composição do craque do futebol.

Em 2016, já com 76 anos, o Rei escreveu a música Esperança e celebrou a realização dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro com um videoclipe super produzido, em que o atleta aparece cantando no estúdio e imagens do Rio de Janeiro, do Santos Futebol Clube, da sua época como jogador e a logo das olimpíadas surgem intercaladas.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação