O Brasil se despede, nesta quinta-feira (29/12), do Rei Pelé, ídolo de gerações e o maior goleador da história mundial. Pelé deixa filhos, netos e fãs que acompanharam a carreira do jogador. A causa da morte do ex-jogador foi falência múltipla de órgãos, após progressão de um câncer de cólon, segundo informou o hospital onde ele estava internado.
- Relembre a trajetória de Pelé na Seleção Brasileira: gols, títulos e jogos
- Atleta do século: veja os principais prêmios e homenagens a Pelé
- Visita de Pelé a Brasília em 1969 atraiu fãs em vários locais; relembre
Após o anúncio da morte de Pelé, autoridades brasileiras usaram as redes sociais para se despedir do Rei. Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), compartilhou uma foto ao lado de Pelé e disse: "Pelé, o gênio da bola, que encantou e só trouxe muita felicidade ao Brasil, agora nos faz chorar. Descanse em paz, querido amigo: hoje você nasce para a eternidade!".
Pelé, o gênio da bola, que encantou e só trouxe muita felicidade ao Brasil, agora nos faz chorar. Descanse em paz, querido amigo: hoje você nasce para a eternidade! pic.twitter.com/8hb3wh69qT
— Gilmar Mendes (@gilmarmendes) December 29, 2022
O ministro Luis Roberto Barroso do STF também se pronunciou: "Gratidão por toda a alegria que nos trouxe".
Faço parte da geração que teve a sorte de crescer vendo Pelé nos gramados. Havia algo de mágico no modo como jogava. Muitos grandes jogadores vieram depois. Mas nenhuma comparação é possível. Pelé era de uma liga diferente. Gratidão por toda a alegria que nos trouxe.
— Luís Roberto Barroso (@LRobertoBarroso) December 29, 2022
Durante coletiva no Centro Cultual do Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, onde acontecia a entrega simbólica do relatório do grupo técnico da transição da Saúde para a futura ministra da pasta, Nísia Trindade, o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, torcedor do Santos, foi informado da morte do Rei Pelé. Mesmo utilizando máscara demonstrou tristeza e após a fala da futura ministra fez a comunicação da morte do Rei e fez uma pequena declaração:
“Uma triste notícia, o falecimento do nosso querido Rei Pelé, Edson Arantes do Nascimento. O meu time, o Santos Futebol Clube, o peixe, teve o maior ataque de todos os tempos, Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe, né, era uma seleção. Nosso carinho, nossas orações ao querido Pelé, campeão do mundo na copa de 58, de 62 e 70. Um atleta completo, nosso carinho, nosso sentimento, nossas orações, e nossos sentimentos aos familiares e fãs”, disse o Alckmin.
O futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), escreveu uma simples mensagem em que diz: "Colossal Pelé, obrigado". Já Rui Costa (PT), futuro ministro da Casa Civil e governador da Bahia decretou luto de dois dias no estado e escreveu: "Dia triste para todos os brasileiros com a notícia da morte do maior atleta da história. Ícone, ídolo de tantas gerações que tanto nos orgulhou levando as cores verde e amarela a cada canto do planeta. Pelé, eterno!".
Dia triste para todos os brasileiros com a notícia da morte do maior atleta da história. Ícone, ídolo de tantas gerações que tanto nos orgulhou levando as cores verde e amarela a cada canto do planeta. Pelé, eterno!
Está decretado luto oficial de 2 dias na Bahia. pic.twitter.com/B9dtSRE2pi
— Rui Costa (@costa_rui) December 29, 2022
Futura ministra dos Esportes no governo Lula, a ex-jogadora de vôlei Ana Moser fez uma homenagem ao Rei e relembrou que Pelé foi o primeiro a ocupar a cadeira de líder do ministério 24 anos atrás. "O que dizer desse dia, nessa hora? Quis o destino que no mesmo dia em que fui anunciada para o Ministério do Esporte, cadeira que primeiramente foi dele, há 24 anos, Pelé nos deixa. Em meio à tristeza, fica a admiração e o respeito pelo atleta do século, o rei do futebol", escreveu ela.
E pelo cidadão que deu sua contribuição para a sociedade, que representou a qualidade e a força do povo brasileiro. Edson Arantes do Nascimento partiu, Pelé é eterno e continuará alegrando as novas gerações com seus gols!
— Ana Moser (@anabmoser) December 29, 2022
O ex-governador do Ceará e ex-candidato à Presidência, Ciro Gomes (PDT), afirmou que o Brasil se despede com muita tristeza desse grande brasileiro e que ele foi motivo de orgulho e alegria para todo o país. "Revolucionou o futebol, venceu três Copas do Mundo, marcou mais de mil gols e conquistou a admiração do mundo inteiro", pontuou Ciro.
Nos despedimos com muita tristeza desse grande brasileiro, Edson Arantes do Nascimento. Nosso Rei Pelé foi motivo de orgulho e alegria para todo o Brasil.
— Ciro Gomes (@cirogomes) December 29, 2022
Revolucionou o futebol, venceu três copas do mundo, marcou mais de mil gols e conquistou a admiração do mundo inteiro. pic.twitter.com/u17UUEDaRo
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), também deixou uma mensagem. "O Rei Pelé nos deixou. O mais magistral jogador de futebol que o mundo viu nos gramados e que elevou o nome do Brasil por onde passou. Interrompeu guerras e conflitos com a bola nos pés e a mensagem da paz", pontuou ele.
Neste momento de tristeza, o que conforta, entre tantos exemplos deixados por Edson Arantes do Nascimento, é ter a certeza do encantamento proporcionado pelo mineiro de Três Corações, que tornou o futebol algo mágico para todos os fãs do esporte.
— Rodrigo Pacheco (@rodrigopacheco) December 29, 2022
O ex-ministro Sérgio Moro postou uma foto ao lado do rei e disse: "Já faz um tempo, mas o dia em que conheci o Rei do Futebol foi inesquecível. Lembro da paciência dele em atender, mesmo com problemas de saúde, uma imensa fila de crianças para fotos e autógrafos. Viva o Pelé Eterno, o melhor de todos os tempos", escreveu ele no Twitter.
Já faz um tempo, mas o dia em que conheci o Rei do Futebol foi inesquecível. Lembro da paciência dele em atender, mesmo com problemas de saúde, uma imensa fila de crianças para fotos e autógrafos. Viva o Pelé Eterno, o melhor de todos os tempos. pic.twitter.com/Qm36gMufNM
— Sergio Moro (@SF_Moro) December 29, 2022
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Saiba Mais
- Esportes Imprensa internacional repercute a morte de Pelé, aos 82 anos
- Esportes Pelé venceu três Copas do Mundo com a camisa da seleção brasileira
- Esportes "Amor e amor para sempre", diz perfil de Pelé após anúncio da morte
- Esportes Pelé será velado na Vila Belmiro e enterro também ocorrerá em Santos
- Esportes Morre Pelé: como nasceu a rivalidade com Maradona — e o que há de verdade nela
- Esportes Kylian Mbappé lamenta a morte de Pelé: "Nunca vai ser esquecido"
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.