Pelé foi o maior nome do futebol brasileiro e também mundial, uma vez que, somando os 1.380 jogos que disputou na carreia, o atleta balançou as redes 1.284 vezes. O rei morreu nesta quinta-feira (29/12) após longa internação em um hospital de São Paulo enquanto lutava contra um câncer de cólon.
A história do jogador ficará marcada também como o único do Mundo — até então — a vencer três Copas do Mundo.
- Os gols do Rei: veja quantas vezes marcou o maior jogador do mundo
- Relembre a trajetória de Pelé na Seleção Brasileira: gols, títulos e jogos
- Pelé pede união de brasileiros e manda recado: 'Hexa foi apenas adiado'
A primeira conquista foi aos 17 anos, em 1958, quando venceu a Copa do Mundo na Alemanha Ocidental. Este foi o primeiro título mundial do Rei com a camiseta da seleção mas também a primeira estrela conquistada pelo Brasil nas Copas do Mundo.
Quatro anos depois, o Brasil buscava o bicampeonato consecutivo na Copa do Mundo do Chile em 1962. A dupla de Pelé e Garrincha deram esperanças para os fãs da seleção e ao final da competição, Pelé conquistou mais um título pela Seleção.
Antes mesmo de começar o mundial de 1970, Pelé já havia anunciado que disputaria no México sua última Copa do Mundo. O "esquadrão" de 70, como ficaram conhecidos, contava apenas com o rei da geração bicampeã em 58 e 62.
A despedida do rei nas Copas foi marcada por lances incríveis e ficou marcada porque Pelé se tornou o único jogador da história a vencer três vezes a Copa do Mundo. A marca se tornou inclusive música que torcedores brasileiros cantavam nas Copas do Mundo, antes da Argentina se tornar tricampeã: "Se você é Argentino, então diga como é, ter apenas duas Copas, uma menos que o Pelé", gritavam torcedores brasileiros por todo o Catar em dezembro de 2022.
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Saiba Mais
- Esportes Visita de Pelé a Brasília em 1969 atraiu fãs em vários locais; relembre
- Esportes Hors concours: Pelé, o maior e melhor esportista da história
- Esportes Atleta do século: veja os principais prêmios e homenagens a Pelé
- Esportes Nas redes sociais, filha lamenta morte de Pelé: "Te amamos infinitamente"
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.