Somando os 1.380 jogos que fez, o Rei do Futebol marcou 1.284 vezes (média impressionante de 0,93). Os números de Pelé em partidas oficiais variam segundo o critério utilizado. De acordo com o site RSSSF, o Rei do Futebol tem 767 gols em 831 jogos (média de 0,92). Há registros que não contabilizam confrontos pela Seleção Paulista e pela Seleção Militar – nesse caso, são 757 gols em 820 jogos (média de 0,92).
A melhor temporada da carreira do craque foi a de 1958, quando veio o primeiro título do Brasil (e de Pelé) em uma Copa do Mundo. Naquele ano, ele marcou 75 gols. Aos 17 anos, foi o artilheiro da Seleção no Mundial da Suécia, com seis gols.
- Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, morre aos 82 anos em São Paulo
- Relembre a trajetória de Pelé na Seleção Brasileira: gols, títulos e jogos
- Hors concours: Pelé, o maior e melhor esportista da história
- Atleta do século: veja os principais prêmios e homenagens a Pelé
- Visita de Pelé a Brasília em 1969 atraiu fãs em vários locais; relembre
Na final, o Brasil goleou a anfitriã por 5 a 2, com dois tentos do então atacante do Santos. Nos nove primeiros anos de carreira, Pelé fez ao menos 36 gols por temporada.
Na maior competição do mundo, Pelé é insuperável: ninguém venceu tantas edições em campo quanto o maior jogador de todos os tempos (1958, 1962 e 1970).
Em 1962, Pelé fez um gol na campanha no Chile, nos 2 a 0 sobre o México, já que se machucou no segundo jogo, contra a Tchecoslováquia. Garrincha e Vavá foram os destaques brasileiros, com quatro gols cada.
Na Copa de 1970, o mineiro balançou as redes quatro vezes, inclusive na final contra a Itália, e foi eleito o melhor jogador da competição. Aquela seleção encantou o mundo e é considerada até hoje a melhor de todos os Mundiais.
Pelé também marcou um gol no Mundial de 1966, na Inglaterra. Em 14 jogos em Copas, o craque comemorou 12 vezes (média de 0,85 gol por jogo).
Pela Seleção, Pelé marcou 77 gols em 92 partidas oficiais. A CBF contabiliza amistosos contra clubes e seleções estaduais, aumentando os números do 'Rei': 113 jogos (84 vitórias, 15 empates e 14 derrotas) e 95 gols. Ele jogou no Santos de 1956 a 1974. Depois, mudou-se para os Estados Unidos, onde vestiu a camisa do New York Cosmos, de 1975 a 1977.
Saiba Mais
- Política Futura ministra, Tebet diz que parceria com Haddad "não tem como dar errado"
- Cidades DF Após atrito entre PMDF e Exército, bolsonaristas tietam militares
- Política Ministério dos Povos Indígenas é "inédito e histórico", diz Sonia Guajajara
- Diversão e Arte Camila Queiroz tira foto com a mão na barriga e web cogita gravidez
- Política PRF monta esquema de monitoramento para receber caravanas para posse
- Política Impacto do aumento dos combustíveis será tratado com Haddad, garante Silveira
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.