Seleção Francesa

Relembre a trajetória de Karim Benzema pela seleção francesa

Atual melhor jogador do mundo foi às redes sociais na última segunda-feira (21/12) para indicar o fim da história com os Bleus

Rayssa Loreen *
postado em 22/12/2022 07:00
 (crédito: Franck Fife/AFP)
(crédito: Franck Fife/AFP)

Um título com uma passagem para lá de conturbada e uma saída misteriosa. Depois de seis anos longe da seleção francesa, Karim Benzema teve chance de disputar a última Copa do Mundo da carreira, porém os planos foram travados após lesão às vésperas da estreia. Esse deve ter sido o último momento do atacante com a camisa dos Bleus. Na última segunda-feira (19/12), o atual melhor jogador do mundo foi às redes sociais para indicar a aposentadoria do esquadrão nacional.

Benzema estreou no “Le Bleus” em 2007. No ano seguinte, disputou a Eurocopa e viu a equipe ser eliminada ainda na primeira fase. Quatro anos depois, em 2012, o atacante disputou o campeonato novamente e a França saiu nas quartas de final. Em 2014, Benzema teve a chance de defender a seleção francesa na Copa do Mundo no Brasil. O jogador balançou as redes em duas oportunidades e foi o melhor em campo nos confrontos contra Suíça e Holanda. Naquele ano, os franceses foram eliminados pela Alemanha, nas quartas de final.

No ano seguinte, Benzema foi proibido de jogar pela França — ausência que durou seis anos. O centroavante foi afastado por Didier Deschamps após ser acusado de extorquir e chantagear Mathieu Valbuena, ex-companheiro de seleção do atacante. Ano passado, o camisa 9 foi condenado a um ano de prisão suspensa e multado em quase R$ 500 mil.

Mesmo se destacando pelo Real Madrid, Benzema teve que esperar pacientemente pela volta à seleção. O retorno só aconteceu em 2021, após várias conversas com o treinador Deschamps. Na ocasião, o jogador disputou a Eurocopa, porém a França foi eliminada nas oitavas de final pela Suíça, por 5 x 4 nas penalidades máximas. No mesmo ano, Benzema conquistou o primeiro e único título com a equipe francesa: a Liga das Nações, com gol dele na final contra a Espanha.

Fora da Copa de 2018, o atacante viu a chance de voltar a brilhar pela seleção francesa em 2022, quando foi convocado para o Mundial no Catar. Entretanto, três dias antes da estreia, sofreu uma lesão na coxa esquerda. Apesar da grande expectativa por parte da torcida, Benzema não atuou em nenhum confronto do Mundial e ainda se recusou a assistir à final contra a Argentina junto ao grupo francês.

“Eu fiz o esforço e os erros necessários para estar onde estou hoje e tenho orgulho disso! Eu escrevi minha história e a nossa está acabando.”, escreveu Benzema

*Estagiária sob a supervisão de Victor Parrini

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação