Uma caricatura veiculada ontem (18/12) pelo perfil Jornalistas Livres foi apontada como racista por internautas por retratar o jogador francês Kylian Mbappé muito similar a um macaco. Depois da repercussão, a postagem foi retirada e substituída por uma nota de retratação.
A charge colocava Mbappé e Messi se encarando, acompanhados da pergunta “Kylian ou Lionel? Façam suas apostas”, em referência ao jogo da final da Copa do Mundo do Catar, que ocorreu ontem entre França e Argentina.
A caricatura tem como definição o exagero de características físicas da pessoa retratada. Enquanto Messi teve o nariz colocado em evidência, Mbappé teve os lábios aumentados, característica que internautas apontaram que o atleta não possui a ponto de ser foco de uma charge, levando a fazerem paralelo com a comparação histórica e racista de pessoas negras a macacos.
Em nota o perfil Jornalistas Livres assumiu o erro pelo ocorrido e explicou que o processo de publicação é construído de forma coletiva, aberta e horizontal, e que muitos colaboradores podem publicar diretamente em suas redes. Também reafirmaram o compromisso com a luta antirracista e se colocaram abertos à crítica externa.
“Sentimos muito pelo ocorrido e que as publicações tenham ofendido e causado dor a aqueles que historicamente têm sofrido com o processo estrutural de uma sociedade racista. Firmamos aqui o nosso compromisso em melhorar nossos processos, e desta maneira, contribuir de forma mais efetiva na luta antirracista”, afirma a nota.
Confira a repercussão:
Pra mim, o problema é que descaracterizou o cara pra apresentar um estereótipo.
Não dá pra saber que é o Mbappé pelo desenho, mas colocou um beiço pronunciado e já é o bastante pra retratar o "negro". É como quem acha que "japonês é tudo igual" e que olho puxado já retrata— paquicefalossaura ???? (@anquilossaura) December 19, 2022
Seria como se a caricatura de um jogador asiático tivesse olhos rasgados e sorriso com os dentes da frente protuberantes, mesmo que o cara não fosse assim. Em vez de representar as caracteristcas do cara, o desenho só reforça um estereótipo de raça
— paquicefalossaura ???? (@anquilossaura) December 19, 2022
Não foi por conta da gestão horizontalidade, foi da falta de letramento racial! Impossível fazer comunicação decente sem estudar relações raciais!
— Pedro BC (@pedrobcpan) December 19, 2022
Pra mim, o problema é que descaracterizou o cara pra apresentar um estereótipo.
Não dá pra saber que é o Mbappé pelo desenho, mas colocou um beiço pronunciado e já é o bastante pra retratar o "negro". É como quem acha que "japonês é tudo igual" e que olho puxado já retrata— paquicefalossaura ???? (@anquilossaura) December 19, 2022
Saiba Mais
- Economia Dólar 'no colchão' e prêmios: como milhares de argentinos foram à Copa mesmo com país em crise
- Blogs Redirect Congresso estuda saídas para manter recursos das emendas de relator
- Blogs Redirect Diplomação no DF ganha ares de embate político
- Mundo Proud Boys: quem são os extremistas apoiadores de Trump julgados por invasão do Capitólio
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.