Racismo

Perfil publica caricatura racista de Mbappé para final da Copa do Mundo

Charge retratara Messi frente a um Mbappé com lábios exagerados e se assimilando a um macaco

Izabella Caixeta* - Estado de Minas
postado em 20/12/2022 08:48
 (crédito:  Reprodução)
(crédito: Reprodução)

Uma caricatura veiculada ontem (18/12) pelo perfil Jornalistas Livres foi apontada como racista por internautas por retratar o jogador francês Kylian Mbappé muito similar a um macaco. Depois da repercussão, a postagem foi retirada e substituída por uma nota de retratação.

A charge colocava Mbappé e Messi se encarando, acompanhados da pergunta “Kylian ou Lionel? Façam suas apostas”, em referência ao jogo da final da Copa do Mundo do Catar, que ocorreu ontem entre França e Argentina.

A caricatura tem como definição o exagero de características físicas da pessoa retratada. Enquanto Messi teve o nariz colocado em evidência, Mbappé teve os lábios aumentados, característica que internautas apontaram que o atleta não possui a ponto de ser foco de uma charge, levando a fazerem paralelo com a comparação histórica e racista de pessoas negras a macacos.

Em nota o perfil Jornalistas Livres assumiu o erro pelo ocorrido e explicou que o processo de publicação é construído de forma coletiva, aberta e horizontal, e que muitos colaboradores podem publicar diretamente em suas redes. Também reafirmaram o compromisso com a luta antirracista e se colocaram abertos à crítica externa.

“Sentimos muito pelo ocorrido e que as publicações tenham ofendido e causado dor a aqueles que historicamente têm sofrido com o processo estrutural de uma sociedade racista. Firmamos aqui o nosso compromisso em melhorar nossos processos, e desta maneira, contribuir de forma mais efetiva na luta antirracista”, afirma a nota.

Confira a repercussão:


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação