As polêmicas da Copa do Mundo realizada no Catar passaram por várias questões envolvendo os direitos humanos, a comunidade LGBTQIA+, escândalos da Fifa e — para muitos — a entrega da taça para a Argentina neste domingo (18/12) também integrará esta lista.
No momento em que Messi ergueria a taça — momento tradicional em todas as Copas do Mundo — o emir do Catar, Sheikh Tamim bin Hamad Al Thani deu para o camisa 10 um Bisth para usar por cima da camisa da seleção. O Bisth é uma peça de roupa tradicional usada no Catar para várias ocasiões como casamentos ou recepções de autoridades de outros países, por exemplo.
A ação, contudo, foi criticada nas redes sociais porque muitos consideraram que a vestimenta fez com que uma "parte" do país estivesse para sempre atrelada ao momento.
Vale lembrar que não é tradicional o capitão da equipe vencedora usar roupas ou acessórios do país sede sendo inclusive permitido o uso de outras roupas que não o uniforme da seleção no momento.
Outro detalhe criticado por internautas é que a roupa cobriu parte do uniforme de Messi que, na sequência das fotos, retirou a peça de roupa.
Veja as reações nas redes sociais:
E o Emir do Catar colocando aquela roupa no messi pra foto q vai viralizar pelo mundo do messi levantando a taça ser uma publicidade pro governo dele . Depois fica a Fifa c o papo de n se envolve política c futebol
— Viviane (@vivioli82) December 18, 2022
Não me conformo que a foto mais importante da carreira do Messi ele tá usando uma túnica que encobre a camisa Argentina.
— Lucas Inácio (@lukaoinacio) December 18, 2022
Imagino que aquela roupa seja alguma tradição local, mas esse não era o momento. A FIFA estragou mais uma vez!
Namoral, se não bastasse 1milhao de agressões aos direitos humanos; o Catar ainda mete essa vestimenta no Messi?! Tipo... maior momento pra a Argentina e seu povo e colocam uma roupa que em NADA tem a ver com esse momento, ridículo! pic.twitter.com/aqAfM9vfjL
— ???????? Gabriel (@Consciente____) December 18, 2022
Quem foi o imbecil que teve a ideia de dar essa roupa pro Messi, e estragar a foto dele levantando a taça? pic.twitter.com/po5SAX2YQg
— Vito Tonetto (@vitortonetto98) December 18, 2022
uma das fotos mais icônicas da carreira do Messi é com essa roupa de um sheikh
— o outro lucas ???? (@laeps) December 18, 2022
terrível terrível terrível. é um dos maiores exemplos do que é sportswashing
péssimo pic.twitter.com/coETcXFC6p
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Saiba Mais
- Diversão e Arte Boninho cita lista de convidados para o BBB23 e pede votos ao público: "Quem deve entrar?"
- Diversão e Arte Novo 'Avatar' já ultrapassa meio milhão de espectadores no Brasil
- Política Posse de Lula: Palcos começam a ser montados para festa em Brasília
- Cidades DF Raio atinge tenda em acampamento bolsonarista no Setor Militar Urbano
- Diversão e Arte Juliette se sente culpada por ser rica e investe em terapia: "dinheiro não compra felicidade"
- Brasil 'Morte lúcida': as pessoas com alto nível de consciência e sensações extracorpóreas quando o coração deixa de bater
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.