Recordista em quantidade de Copas do Mundo como capitão da Seleção Brasileira, ao liderar a equipe nas edições de 2014, em casa, 2018, na Rússia e em 2022, no Catar, Thiago Silva rompe mais um número puxando a Canarinha nesta competência. O zagueiro de 38 anos, defensor do Chelsea, de Londres, superou Cafu e Dunga no número de partidas com a braçadeira verde-amarela, com sua entrada na formação inicial contra a Croácia, pelas quartas de final do Mundial do Qatar-2022, nesta sexta-feira (9/12).
O atleta formado no Fluminense chegou a 12 jogos com comandante em campo, isolando-se em relação ao volante coordenador e tetra em 1994, vice em 1998 e ao lateral-direito comandante e vencedor da edição 2002 e eliminado nas quartas de 2006. Chegando à mesma instância na atual competição, sua última na carreira, Thiago Silva apenas não conseguirá quebrar a escrita do lendário colega de defesa Bellini, dono da faixa nas edições de 1958 e 1962, onde o Brasil se sagrou campeão do mundo em suas duas primeiras oportunidades.
O camisa número três da Seleção não foi titular em apenas um jogo: na derrota pela diferença mínima para Camarões, na terceira rodada do Grupo G, onde o técnico Tite formou o 11 inicial com Bremer e Éder Militão. Com isso, o capitão da campanha brasileira de 2022 terminou sua participação de forma invicta no tempo normal, ao perder apenas nos pênaltis diante dos croatas.
*Estagiário sob supervisão de Danilo Queiroz
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.