JUSTIÇA AMERICANA

Jogadora de basquete americana Brittney Griner é libertada na Rússia

Em afirmação do presidente Joe Biden, a atleta está a caminho dos Estados Unidos sob os cuidados das autoridades norte-americanas

Luísa Mariana Moura*
postado em 08/12/2022 11:34 / atualizado em 08/12/2022 11:38
 (crédito:  Alexander Zemlianichenko/AFP)
(crédito: Alexander Zemlianichenko/AFP)

A jogadora de basquete norte-americano Brittney Griner, de 32 anos, que foi detida em fevereiro na Rússia e condenada em agosto por tráfico de drogas, por estar de posse de uma pequena quantidade de óleo de haxixe, foi libertada nesta quinta-feira (8/12) da prisão no país. A libertação foi uma troca de prisioneiros e ela continua sob custódia de autoridades norte-americanas.

Em acordo entre países, Brittney foi trocada com o traficante de armas russo Viktor Bout. O criminoso que leva o apelido de Mercador da Morte, é um ex-oficial militar soviético que cumpria uma sentença de 25 anos de prisão nos Estados Unidos sob a acusação de conspirar para matar americanos, adquirir e exportar mísseis antiaéreos e fornecer apoio material a uma organização terrorista. 

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia confirmou que trocou a estrela do basquete norte-americano pelo cidadão russo Viktor Bout. As autoridades russas criticaram sua sentença em 2012 como “infundada e tendenciosa”, afirmaram que Bout é inocente.

Segundo o presidente Joe Biden, Griner está a caminho dos Estados Unidos sob os cuidados das autoridades norte-americanas e já conversou por telefone com a atleta. A troca foi realizada no aeroporto de Abu Dhabi.

A atleta foi detida ao chegar a Moscou para atuar em um clube russo. Após sua prisão em fevereiro, ela afirmou em seu julgamento que não tinha a intenção de introduzir drogas na Rússia. Griner foi condenada a nove anos de prisão em agosto e foi transferida para uma colônia penal em Mordóvia em novembro, depois de perder sua apelação.

*Estagiária sob supervisão de Thays Martins 

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação