Brasil

Entenda por que a Croácia precisa temer Neymar

Os atuais vice-campeões são a maior vítima europeia do camisa 10 da Seleção Brasileira

Marcos Paulo Lima - Enviado especial
postado em 07/12/2022 05:00
 (crédito: Odd Andersen/AFP)
(crédito: Odd Andersen/AFP)

Doha — Se a Croácia tem um ex-melhor do mundo para o duelo de sexta-feira, às 12h (de Brasília), pelas quartas de final da Copa do Mundo, o Brasil desfruta de um "malvado favorito" em duelos contra os atuais vice-campeões. De volta ao torneio na goleada por 4 x 1 contra a Coreia do Sul, com direito a gol de pênalti, Neymar gosta de abrir o saco de maldades contra o adversário. Foram dois duelos, um deles à vera, e o camisa 10 marcou três gols. Mais: o rival é a maior vítima europeia na lista dos 76 tentos do craque com a amarelinha. Por sinal, ele poderá alcançar ou até superar os 77 do recordista Pelé nas contas da Fifa.

Neymar balançou a rede sete vezes em 12 exibições na Copa. A coleção começou contra a Croácia, na Neo Química Arena, em São Paulo, no jogo de abertura de 2014. Empatou a partida com assistência de Oscar depois do gol contra de Marcelo e virou de pênalti. Polêmico, por sinal. Os croatas reclamam até hoje da encenação de Fred no lance.

Há quatro anos e meio, a Croácia foi uma espécie de sparring para o Brasil antes da Copa. Recuperado de uma cirurgia no quinto metatarso realizada quatro meses antes do torneio, Neymar precisava provar a si, a Tite e aos torcedores a capacidade clínica de disputar o Mundial na Rússia. A prova final foi dada justamente em um amistoso contra os croatas. Neymar abriu o placar e Roberto Firmino consolidou o triunfo, em Londres.

Missão pelo sonho

O Brasil deu adeus à Copa nas quartas de final contra a Bélgica. A Croácia desbancou Dinamarca e Rússia nos pênaltis, superou a Inglaterra na prorrogação e perdeu a final para a França. Mesmo sem a taça, Modric conquistou o prêmio de melhor jogador do mundo e quebrou a dinastia de 10 anos da dupla Lionel Messi e Cristiano Ronaldo.

Neymar sabe que a Copa é o atalho para finalmente realizar o sonho de ser o número um do planeta. Portanto, duelos como o de sexta-feira colocam os gênios na balança. Se desequilibrar mais uma vez a favor do Brasil, o camisa 10 verde-amarelo automaticamente estará tirando Modric do caminho dele na concorrência pelo prêmio individual.

Eleito número 3 do mundo em 2015, Neymar cometeu até um ato falho na entrevista pós-jogo. Ao falar sobre o prêmio de melhor do jogo, batizado pela cervejaria parceira da Fifa, Budweiser, de "man of the match", o astro iniciou a resposta falando que o prêmio de melhor do mundo deveria ser dividido com os parças da Seleção. Ele percebeu rapidamente o equívoco e corrigiu para prêmio de melhor do jogo. O plano, porém, segue fixo na cabeça.

Para manter a fama de malvado favorito contra a Croácia, Neymar terá de jogar mais bola na sexta. A Coreia do Sul não incomodou o camisa 10. Deixou o dono do meio de campo deitar e rolar. Neymar teve até tempo para colocar a mão na cintura e descansar um pouco quando o Brasil perdia a posse de bola. Dificilmente será assim nas quartas de final.

Respeito ao craque

O técnico croata Zlatko Dalic deve colocar os volantes Brozovic (Internazionale) e Kovacic (Chelsea) para monitorar Neymar. Ambos jogam forte, usam a força física e podem irritar um Neymar aquém do que pode oferecer ao Brasil depois de ficar 10 dias sem jogar.

"O desempenho foi muito bom, gostei muito da minha partida, mas acho que dá para melhorar. É o que eu sempre busco. Não posso ficar satisfeito, mas seguir crescendo com a equipe", disse Neymar depois da partida de segunda ao ganhar o prêmio de melhor do jogo.

O aviso final de que a Croácia deve temer o malvado favorito foi dado pelo técnico português Paulo Bento ao falar sobre a eliminação do Brasil. "Neymar é um jogador fantástico. Está rodeado de jogadores fantásticos. Isso é um fato da seleção do Brasil, uma seleção muito forte. Como é a França também, como é a Argentina também. Todos têm grandes individualidades, mas jogam de maneira organizada e coletiva", pontuou.

Gols de Neymar contra seleções

9 Japão
6 Peru
5 Estados Unidos
4 Colômbia
4 Equador
4 Coreia do Sul
3 Argentina
3 Bolívia
3 China
3 CROÁCIA
3 África do Sul
3 Uruguai
2 Camarões
2 Chile
2 Costa Rica
2 México
2 Paraguai
2 Escócia
2 Turquia
1 Austrália
1 Áustria
1 El Salvador
1 França
1 Alemanha
1 Iraque
1 Itália
1 Panamá
1 Portugal
1 Espanha
1 Tunísia
1 Venezuela
76 bolas na rede

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação