COPA DO MUNDO

Com reservas em campo, Brasil enfrenta Camarões e tenta manter invencibilidade

Com reservas em campo e holofotes na performance de Rodrygo para as oitavas de final, Tite e os seus comandados tentam prolongar, hoje, contra Camarões, o histórico de invencibilidade contra adversários africanos em Copas

Marcos Paulo Lima - Enviado especial
postado em 02/12/2022 03:00
 (crédito: kleber sales)
(crédito: kleber sales)

Lusail — O domador Tite e seus reservas adestrados terão uma missão confortável, hoje, contra Camarões, às 16h, no principal circo da Copa: o Estádio Icônico de Lusail. Presente em todas as edições de Copas do Mundo, o Brasil jamais perdeu para adversários africanos. Provavelmente, não será dessa vez. Em vez de soltar os bichos para cima dos Leões Indomáveis, o treinador escolheu manter as feras enjauladas para a partida de segunda-feira contra Portugal, Gana, Coreia do Sul ou Uruguai pelas oitavas de final. A fase eliminatória promete ser a mais dura no século para a Seleção e o comandante quer as principais peças descansadas.

Depois de usar 19 dos 26 convocados até a segunda rodada, Tite colocará em campo cinco dos sete jogadores que aguardam pela estreia. Faltarão apenas Weverton e Éverton Ribeiro. Ederson será o primeiro goleiro reserva utilizado desde Rogério Ceni, nos minutos finais da goleada por 4 x 1 contra o Japão na última rodada da fase de grupos de 2006, na Alemanha. À época, assumiu as traves durante o jogo no lugar de Dida. O último suplente a iniciar a partida foi Walter, substituto de Batatais em 1938, na França.

Por sinal, aquela foi a última vez em que o Brasil encerrou a primeira fase da Copa com 100% de aproveitamento. Em 2010, empatou com Portugal. Quatro anos depois, não saiu do 0 x 0 com o México. Na edição passada, tropeçou na Suíça na estreia por 1 x 1. Após vencer os sérvios e suíços, Tite buscará alternativas contra Camarões em uma espécie de prova final para saber com quem exatamente poderá contar a partir do mata-mata.

O risco de perder a invencibilidade para os africanos é calculado. "Só posso mensurar quantos atletas posso utilizar em sequência com eles produzindo em campo. É uma oportunidade de alto nível para eles competirem. É um risco? Sim, mas uma oportunidade para mostrarem toda sua qualidade", valoriza Tite.

Rodrygo é o principal alvo. O jogador do Real Madrid virou definitivamente uma alternativa a Neymar se o camisa 10 não se recuperar até segunda-feira. Foi dele o passe para o gol do volante Casemiro na vitória contra a Suíça pela penúltima rodada. "O campo fala, a bola fala. Algum de vocês entendia que o Rodrygo pudesse ser usado tanto quanto foi? A bola fala. Tenho que oportunizar", justificou Tite.

Enquanto o técnico foca nos reservas, o auxiliar Cleber Xavier projeta com cautela as voltas dos lesionados Danilo, Alex Sandro e Neymar. Não há otimismo nem pessimismo, mas muito suspense. "Eles estão em processo de evolução, a gente traz o foco para o jogo de Camarões e, depois, entramos no processo de decisão. Já tem um projeto bem elaborado para o retorno desses atletas", comentou o assistente, sem dar pistas.

A pendência pode ter a ver com o adversário nas oitavas. Na pior das hipóteses, a Seleção pode ter pela frente adversários tradicionais como Portugal ou Uruguai. Na melhor, Gana ou Coreia do Sul, contra os quais o Brasil jogou neste ciclo para a Copa do Mundo. Um duelo com Cristiano Ronaldo do outro lado ou clássico sul-americano podem antecipar etapas.

Aparentemente alheio ao adversário, Tite evita apontar o melhor adversário nas oitavas de final. "Não procuro ficar voltando a essa situação. Tem toda uma comissão técnica se aprofundando nisso", desconversou, referindo-se aos observadores liderados pelo ex-zagueiro Ricardo Gomes, em link constante com Cleber Xavier. "A Tunísia, que nós vencemos, venceu a França. Para o próximo jogo, tem uma equipe acompanhando", salientou.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Guia da Copa

Baixe o Guia da Copa preparado pelo Correio Braziliense. Clique aqui.

Acompanhe mais notícias sobre a Copa do Mundo do Catar 2022 na página especial do Correio Braziliense.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação