Lucas Tolentino Coelho de Lima, mais conhecido como Lucas Paquetá, balançou a rede pela primeira vez na Copa do Mundo, marcando gol contra a Coreia do Sul, nesta segunda-feira (5/12). O meio-campista é camisa 7 da Seleção Canarinho e joga no clube inglês West Ham.
Paquetá é um dos jogadores mais versáteis do Brasil. Seria, inclusive, uma injustiça definir e restringir o jogador de 25 anos, revelado pelo Flamengo, a apenas uma posição em campo.
Se Tite precisar de um time ofensivo para furar defesas retrancadas, o camisa 11 se sai bem na função de segundo volante para iniciar a construção de jogadas. Caso o Brasil necessite de Neymar transitando em uma faixa mais ofensiva do campo, Paquetá pode evoluir e dar conta do recado na armação. No clube onde foi revelado, o jogador ainda atuou em posições no ataque. Na ausência de um centro-avante, chegou a figurar na função. Também atuou pelos lados do campo. Na Seleção, não será preciso tanto sacrifício. Mas, através disso, Lucas conseguiu carimbar o passaporte para a primeira Copa da carreira.
A entrega sempre foi importante e marca registrada na carreira de Paquetá. E o fez crescer enquanto profissional da bola. Durante o período de base no Flamengo, ele era considerado um jogador promissor. Porém, não aparecia como candidato à estrela no clube onde tudo sempre acontece no superlativo. Aos poucos, ganhou espaço no Rio de Janeiro, brilhou e foi para a Europa, onde pavimentou a caminhada para chegar na Seleção Brasileira com passagens evolutivas por Milan, da Itália, Lyon, da França, e, agora, West Ham, da Inglaterra.
Infância na torcida
O professor Tite, porém, sempre viu futuro em Lucas e, ao longo do ciclo de preparação, viu nele um homem de confiança. Em 2018, quando ainda despontava no Brasil, apareceu na lista de suplentes para o Mundial da Rússia. Depois, esteve presente em toda a caminhada até o Catar. Uma trajetória digna que honra um passado próximo da Seleção. Quando criança, Lucas se habitou ao papel de torcedor responsável por enfeitar ruas da Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro, assim como tantos outros pequenos brasileiros com o sonho de chegar à uma Copa do Mundo.
"O jogo era no dia seguinte e a gente começava pintando, pendurando bandeirinha, comprando corneta. Então, a gente se preparava realmente para esse show, que era ver a Seleção jogar. E, no dia seguinte, a gente estava lá. Às vezes, acordava de madrugada para assistir aos jogos, torcer muito. Não só com as vitórias, mas também com as derrotas, a gente estava lá, apoiando, porque isso faz parte da nossa cultura", ressaltou, em entrevista à BetWay.
As experiências enquanto torcedor, inclusive, serviram para reforçar a relação de Lucas com o desafio dos tempos atuais. No Catar, ele jogará sabendo bem o significado de entrar em campo vestindo a camisa da Seleção pentacampeã mundial. "Eu acho que a Copa do Mundo é sinônimo de felicidade para a gente, de emoção, de união. É onde o povo se encontra, se reúne para assistir o Brasil jogar, para comemorar, para apoiar. Então, eu me sinto privilegiado de estar fazendo parte disso. Eu estive do outro lado. Torci, pintei rua, acordei cedo, de madrugada, para ver jogo. Eu sei o quanto é importante para todos eles e fico grato também pelo apoio e o carinho deles", complementou.
Para Lucas Paquetá, nunca existiram limites em qualquer setor do campo. Ressaltando no gramado uma característica tipicamente brasileira, o jogador se reinventou onde foi preciso, sempre com a meta de evoluir pessoal e profissionalmente. Agora, ele colhe os frutos no palco do principal evento esportivo do planeta: a Copa do Mundo.
O perfil
Nome: Lucas Tolentino Coelho de Lima
Nascimento: 27/8/1997
Local: Rio de Janeiro (RJ)
Posição: meio-campista
Número da camisa: 7
Clube: West Ham (ING)
Estreia na Seleção: 8/9/2018 - Brasil 2 x 0 Estados Unidos — Amistoso
Minutos em campo: 1.956
Convocações: 44
Jogos: 35
Primeiro gol: 23/3/2019 - Brasil 1 x 1 Panamá — Amistoso
Participações em Copas: estreante
Principais títulos: Copa América (2019)
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Saiba Mais
- Esportes Cristiano Ronaldo quebra mais um recorde e Portugal vence Gana na estreia
- Política GTs da transição divergem sobre recriação do Ministério da Pesca
- Diversão e Arte Érika Schneider, musa da Águia de Ouro, vai ao ensaio da escola em clima de Copa
- Blogs Redirect Por que a Seleção de Tite pode virar um tributo ao Zé da Galera, personagem de Jô Soares - Blog Drible de Corpo
- Cidades DF Tempo de chuva não espanta os torcedores, que lotam bares da capital
- Esportes Brasil x Sérvia: tubarão-leopardo crava vitória da Seleção Brasileira
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.