COPA DO MUNDO

CBF realiza curso de qualificação com dirigentes na Copa do Mundo

Evento contou com a participação de presidentes de Federações Estaduais e representantes do STJD. Daniel Vasconcelos, presidente da FFDF, participou da programação

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) promoveu um Seminário de Qualificação durante a Copa do Mundo 2022 para dirigentes brasileiros. Além de executivos da entidade máxima do futebol nacional e de clubes, o evento contou com presidentes das Federações Estaduais, entre elas a do Distrito Federal, e membros do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O programa foi realizado no Centro de Operações da Copa, em Doha, nesta terça-feira (29/11).

A organização do Mundial e os fatores de sucesso no futebol foram alguns dos assuntos levantados durante a palestra. De acordo com o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, o objetivo do Seminário é proporcionar conhecimentos e experiências que contribuam para o desenvolvimento do futebol em cada estado do Brasil.

“É interessante para poderem multiplicar estes conhecimentos as melhores práticas internacionais, fundamentais para a evolução do futebol brasileiro. Ainda mais neste momento em que se discute temas como investimento empresarial nos clubes, profissionalização da justiça desportiva, criação de ligas profissionais, entre outros", explicou.

Além dele, quem também esteve à frente do seminário foi o advogado e professor Pedro Trengrouse, coordenador acadêmico do programa FGV/FIFA/CIES em gestão de esportes. Ele contou detalhes da organização da Copa do Mundo do Catar e falou da importância do trabalho brasileiro nesse processo. Ao todo, são 350 brasileiros estão no gerenciamento do Mundial. “Temos capital humano de nível internacional. Isso mostra o potencial que podemos fazer no nosso país”, disse.

Rafael Ribeiro/CBF - Curso de qualificação da CBF com dirigentes na Copa do Mundo

Distrito Federal no Catar

Entre os participantes, estava o presidente da Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF), Daniel Vasconcelos. O dirigente pontuou que usará os conhecimentos a favor do futebol local e que o intuito é profissionalizar cada vez mais o esporte local. "Pretendo, sim, levar daqui os conceitos adquiridos como conhecimento”, garantiu. Além disso, Daniel ressaltou que o processo de qualificação é importante para o crescimento de qualquer setor da sociedade e que com o futebol não seria diferente.

*Estagiária sob a supervisão de Danilo Queiroz