A briga de vizinhos entre País de Gales e Inglaterra extrapolou as fronteiras do Reino Unido nesta terça-feira (29/11). Em busca da vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo Qatar-2022, os rivais britânicos se encontram no Estádio Ahmad bin Ali, em Al Rayyan, mas somente um lado deixou o campo com motivos para comemorar. A vitória inglesa por 3 x 0, garantiu a classificação para a próxima fase com a liderança do Grupo B, o que, em tese, abre um caminho mais tranquilo para a caminhada rumo ao bicampeonato.
O próximo desafio da Inglaterra no Oriente Médio será diante de Senegal, no domingo (4/12), às 16h, no Estádio Al Bayt, em Al Khor. Os africanos chegam confiantes para o duelo. Após a derrota na estreia para a Holanda, superaram a concorrência do anfitrião Catar e do Equador.
Mesmo com a presença de Harry Kane entre os titulares, quem tomou conta da noite foi Marcus Rashford. O atacante foi o autor de dois dos três gols do English Team, um deles foi uma pintura em cobrança de falta. Estreante em Copas, o jovem Phil Foden também deixou o dele e aumentou a moral do esquadrão comandado pelo Gareth Southgate.
Embora tenha entrado em campo com quatro mudanças em relação ao compromisso anterior na Copa do Mundo, a Inglaterra manteve o ritmo intenso e foi superior aos rivais galeses. Nos 45 minutos iniciais, o English Team teve 74% de posse de bola e criou as melhores chances. Ao todo, foram nove finalizações inglesas, duas delas no gol e ironicamente mal aproveitadas pela dupla Phil Foden e Marcus Rashford.
O lado galês do confronto quase não viu a cor da bola. Gareth Bale foi pouco acionado. Das duas únicas finalizações dos Dragões na partida, nenhuma delas foi na direção do gol defendido por Pickford. O meia Allen foi um dos que tentaram arriscar de fora, mas sem êxito. Aos 33 minutos, o suspense tomou conta do estádio. O lateral Neco Williams desabou em campo após ser atingido com bola na cabeça e precisou ser atendido e, posteriormente, substituído. O defensor sofreu uma concussão na cabeça.
Na volta dos vestiários, o técnico de Gales, Robert Page, resolveu arriscar ao trocar o meia Gareth Bale pelo atacante Brennan Johnson. A mudança, porém, veio por água baixo antes mesmo dos 10 minutos na etapa. Aos quatro, Rashford chamou a responsabilidade em cobrança de falta e marcou um golaço. Com a contagem aberta, os galeses se desorganizaram e viram Kane avançar pela direita e cruzar rasteiro para Foden ampliar.
Com os dois gols de desvantagem, só um milagre poderia colocar País de Gales nas oitavas de final da Copa do Mundo. Em busca virada histórica, Daniel James avançou pela esquerda e chutou rente à trave canhota do goleiro inglês. Foi a melhor chance galesa no segundo tempo. No minuto seguinte, foi a vez de Moore chutar de longe e quase enganar o arqueiro adversário. Letal, a Inglaterra voltou a incomodar com Rashfrod aos 22 minutos. O camisa 11 invadiu a área e finalizou de canhota para dar números finais ao derby britânico.
Situação do grupo
Além da vitória da Inglaterra sobre o País de Gales, o Grupo A testemunhou o triunfo dos Estados Unidos sobre o Irã, por 1 x 0. Os norte-americanos avançaram na segunda colocação e enfrentarão a Holanda nas oitavas de final, no sábado (3/12), às 12h, no Estádio Internacional Khalifa, em Doha.
COPA DO MUNDO
Grupo B – 3ª Rodada
Inglaterra 3 x 0 País de Gales
Estádio Ahmad bin Ali, Al Rayyan, Catar
PAÍS DE GALES
Ward; Neco Williams (Connor Roberts); Mepham, Rondon e Ben Davies (Morrell); Allen (Colwill), Ampadu, Daniel James (Harry Wilson), Ramsey e Bale (Brennan Johnson); Moore.
Técnico: Robert Page
INGLATERRA
Pickford; Walker (Alexander-Arnold), Stones, Maguire e Shaw (Trippier); Rice (Kalvin Phillips), Handerson e Bellingham; Foden, Rashford (Grealish) e Kane (Callum Wilson).
Técnico: Gareth Southgate
Gols: Marcus Rashford (duas vezes) e Phil Foden (Inglaterra).
Cartões amarelos: Daniel James e Ramsey (País de Gales)