A Federação Internacional de Associações de Futebol (Fifa) informou que abriu investigação contra a Associação de Futebol da Sérvia depois que uma bandeira que mostrava Kosovo como parte de seu país foi supostamente pendurada no vestiário quando eles enfrentaram o Brasil na estreia da Copa do Mundo, na última quinta-feira (24/11).
A imagem da bandeira com a mensagem "não nos rendemos" em sérvio viralizou nas redes sociais quando foi compartilhada por Hajrulla Ceku, ministro da Cultura, Juventude e Esportes de Kosovo. "Imagens vergonhosas do vestiário da Sérvia, exibindo mensagens odiosas, xenófobas e genocidas contra Kosovo, enquanto exploram a plataforma da Copa do Mundo da Fifa", disse Ceku no Twitter.
Por meio de nota, a Fifa informou a abertura da investigação: “O Comitê Disciplinar da Fifa abriu procedimentos contra a Associação de Futebol da Sérvia devido a uma bandeira exibida no vestiário na ocasião do jogo Brasil x Sérvia, realizado em 24 de novembro. Os procedimentos foram abertos com base no artigo 11 do Código Disciplinar da Fifa e no artigo 4 do regulamento para a Copa do Mundo 2022” - diz o comunicado.
O Kosovo é um território localizado na região balcânica e tornou-se membro da Uefa e da Fifa em 2016, oito anos depois de o país declarar independência da Sérvia, que se opôs à mudança. A Sérvia, que perdeu por 2 a 0 para o Brasil, enfrenta Camarões nesta segunda-feira (28/11).
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.