Doha — Uma declaração recente de Matheus Bachi, filho de Tite, e um teste discreto contra a Tunísia no último amistoso antes da Copa, pode ser um forte indício de que a comissão técnica trabalha com a possibilidade de entregar ao curinga Rodrygo o papel de Neymar. Fora da primeira fase após sofrer uma entorse no tornozelo direito, de acordo com o exame realizado ontem na badalada clínica Aspetar, uma das melhores do mundo especializadas em ortopedia, o camisa 10 precisa de alguém capaz de emulá-lo contra a Suíça, na segunda-feira, e Camarões, em 2 de dezembro. Enquanto isso, o departamento médico da Seleção, liderado por Rodrigo Lasmar espera recuperar Neymar a tempo de colocá-lo em campo nas oitavas de final contra Portugal, Uruguai, Coreia do Sul ou Gana, se o Brasil confirmar a classificação para as oitavas de final.
Antes do anúncio da lista final, os auxiliares Cléber Xavier, César Sampaio, Matheus Bachi e o próprio Tite fizeram turnês pela Europa observando a condição técnica, física e tática dos jogadores. Uma característica específica de Rodrygo é fator determinante para o debate: a versatilidade.
"A gente tem visto ele jogando de falso 9, jogando de 10, jogando 'de Neymar' no Real Madrid, tendo a capacidade de jogar do lado esquerdo e lado direito", revelou Bachi. Fred é o favorito para entrar na Seleção no lugar de Neymar, deslocando Lucas Paquetá da posição de volante para meia, mas o poder de influência do filho pode fazer o pai mudar de ideia. "Ele é um curinga, mas um curinga que faz muito bem todas essas funções", completou antes do fechamento da lista dos 26 nomes.
Matheus Bachi não é o único cabo eleitoral de Rodrygo. Amigo pessoal de Tite, Carlo Ancelotti exaltou, mais de uma vez, o potencial de Rodrygo e pode fazer mais um zumbido ao pé do ouvido do treinador. O jogador de 21 anos entrou no lugar do meia Toni Kroos na épica virada contra o Manchester City na semifinal da Liga dos Campeões da Europa e fez os dois gols da classificação.
"Ele pode jogar na ponta direita, ou também pelo lado esquerdo para substituir o Vinícius Júnior. Em algumas partidas, posso colocá-lo ao lado do Karim Benzema, ou até mesmo no lugar do próprio Benzema. Ele é um atacante completo e isso pode ser muito produtivo para ele", elogiou o comandante italiano em entrevista recente sobre um de seus xodós no Real Madrid.
Parceiro de Tite antes mesmo da entrada de Matheus Bachi na comissão técnica, Cléber Xavier admite a possibilidade. "A gente está atento a todos os detalhes. O momento deles é muito importante", comentou antes da Copa.
Tite testou Rodrygo como meia na goleada por 5 x 1 contra a Tunísia ao colocá-lo no lugar de Fred e falou sobre o experimento. "Essa posição eu ainda não tinha jogado. Foi novo para mim, mas o professor Tite enxerga muitas posições para a gente desempenhar. Acho que pude corresponder bem no pouco tempo que tive", disse depois do jogo.