Torneio de tiro curto, a Copa do Mundo costuma ter definições importantes logo nas primeiras partidas. Nesta sexta-feira (25/11), a edição de 2022 iniciou a segunda rodada de jogos e já definiu a primeira eliminação. Com o empate entre Equador e Holanda, o anfitrião Catar não tem mais chances matemáticas de surpreender os demais concorrentes do grupo A e chegar nas oitavas de final.
Único estreante do Mundial, os cataris garantiram o direito de participar da competição internacional organizada pela fifa justamente por serem o país anfitrião da Copa. Ciente das próprias limitações, o time do Oriente Médio não tinha grandes pretensões de classificação para a sequência decisiva do torneio. A esperada queda precoce, porém, deixou o Catar na história de forma negativa.
A campanha de, até o momento, duas derrotas, cinco gols sofridos, apenas um marcado e nenhum ponto somado é a pior de um país anfitrião em Copas do Mundo. A seleção catari superou o desempenho ruim da África do Sul, em 2010. Naquela edição, os Bafana Bafana terminou a disputa com quatro pontos, incluindo uma vitória surpreendente contra a França. O desempenho valeu o terceiro lugar do grupo A, atrás de Uruguai e México.
Saiba Mais
Como o Catar tem apenas mais uma partida para realizar na competição, o time pode somar, no máximo, três pontos. O desafio final dos donos da casa será na próxima terça-feira (29/11), às 12h, no Estádio Al Bayt, em Al Khor. Se perderem para a Laranja Mecânica, que ainda precisa pontuar para chegar ao mata-mata da Copa do Mundo, a equipe terminará como o único anfitrião da história zero.
Os próximos jogos da Copa do Mundo podem definir a situação de outros grupos. No B, a Inglaterra pode se classificar para as oitavas de final. Para isso, o English Team precisa de uma vitória simples contra os Estados Unidos, às 16h. Todos os outros times ainda chegam com chance de passar na rodada derradeira. O Irã aparece com três pontos, seguidos dos americanos e do País de Gales, com um cada.