COPA DO MUNDO

Cristiano Ronaldo quebra mais um recorde e Portugal vence Gana na estreia

De pênalti, o craque português abriu a contagem e se tornou o primeiro jogador a balançar as redes em cinco edições diferentes de Copa do Mundo; João Felix e Rafael Leão fecharam a conta da vitória por 3 x 2

Não é exagero nenhum afirmar que Portugal é impulsionado por Cristiano Ronaldo e o craque movido pelos recordes. Nesta quinta-feira (24/11), o camisa 7 ajudou a salvar a estreia portuguesa na Copa do Mundo Qatar-2022 ao abrir, de pênalti, a contagem da vitória portuguesa por 3 x 2 contra Gana, pelo Grupo H. Além dos três pontos, a bola na rede fez com que o astro se tornasse o primeiro jogador a estufar o barbante de cinco edições diferentes do Mundial.

Cristiano Ronaldo chegou ao oitavo gol em Copas do Mundo. O melhor do mundo em cinco oportunidades também balançou as redes nas disputas na Alemanha (2006), África do Sul (2010), Brasil (2014) e Rússia (2018). Ao ser escalado pelo técnico Fernando Santos, CR7 se juntou ao clube dos que já disputaram cinco Mundiais: Antonio Carbajal (México), Rafael Márquez (México), Lothar Matthäus (Alemanha), Gianluigi Buffon (Itália), Guillermo Ochoa (México) e Lionel Messi (Argentina).
Além da assinatura de Cristiano Ronaldo, a vitória portuguesa teve a participação direta com os gols da promessa João Felix e Rafael Leão.

Os primeiros 45 minutos de jogo reservam pouquíssimas emoções. Sobrou cautela e faltou inspiração para Portugal e Gana. A baixa produtividade talvez seja explicada pelo nervosismo da estreia ou o receio de possibilitar um contra-golpe adversário. A única chance clara de gol na etapa veio aos nove, quando Cristiano Ronaldo recebeu em profundidade e ficou cara a cara com o goleiro. O astro, porém, adiantou demais a bola e desperdiçou a oportunidade.

Após o lampejo lusitano, o ritmo moroso voltou a tomar conta. Mais preocupada em defender do que atacar, Gana tinha dificuldades para explorar o contra-ataque. Os africanos saíram do primeiro tempo sem finalizar nenhuma vez a gol e assistiram os portugueses acertarem a direção da meta duas vezes, mas sem êxito. Nos minutos finais, CR7 até balançou as redes, mas a arbitragem observou falta do craque no lance. Na sequência, João Felix recebeu livre na área e mandou por cima da meta ganense.

A sonolência do primeiro tempo deu lugar a um segundo tempo mais elétrico. De pressionada, Gana passou a controlar mais o jogo e incomodou os portugueses. Em dois minutos, a seleção africana criou duas chances com Kudus e Seidu. O otimismo, porém, não demorou a dar lugar à decepção. Aos 15’, Cristiano Ronaldo invadiu a área, recebeu o contato e o árbitro assinalou o pênalti. A batida firme no canto direito abriu a contagem.

Sem baixar a cabeça, oito minutos depois, Gana empatou com a experiência de André Ayew. O camisa 10 aproveitou o cruzamento rasteiro, se antecipou à zaga para marcar. Apesar da ducha de água fria, Portugal seguiu pressionando e foi recompensado aos 32, com João Felix. Bruno Fernandes roubou a bola e passou para o camisa 11 invadir a área e bater na saída do goleiro. A festa lusitana ficou completa quando Rafael Leão marcou o terceiro. Os ganeses ainda descontaram com Bukari, mas tarde demais.

Situação do grupo H

Com o empate sem gols entre Uruguai e Coreia do Sul, a vitória portuguesa garante a liderança da chave na primeira rodada. O próximo compromisso lusitano será contra os uruguaios, na segunda-feira (28/11), às 16h, no Estádio Icônico de Lusail. Já os africanos amargam a lanterna do grupo e se preparam para o duelo diante dos asiáticos, também na segunda, às 10h.

COPA DO MUNDO
Grupo H – 1ª Rodada
Portugal 3 x 2 Gana
Estádio 974, Doha, Catar

PORTUGAL
Diego Costa; João Cancelo, Rúben Dias, Danielo Pereira e Raphael Guerreiro; Rúben Neves (Rafael Leão), Bruno Fernandes e Otávio (William Carvalho); Bernardo Silva (João Palhinha), João Felix (Gonçalo Ramos) e Cristiano Ronaldo (João Mário).
Técnico: Fernando Santos

GANA
Ati Zigi; Seidu (Lamptey), Amartey, Djiku, Salisu (Semenyo) e Rahman Baba; Abdul Samed (Kyereh), Partey e André Ayew (Bukari); Kudus (Jordan Ayew) e Iñai Williams.
Técnico: Otto Addo.

Gols: Cristiano Ronaldo, João Felix e Rafael Leão (Portugal). André Ayew e Bukari (Gana).
Cartões amarelos: Kudus, André Ayew e Seidu (Gana). João Mário e Bruno Fernandes (Portugal)

Guia da Copa

Baixe o Guia da Copa preparado pelo Correio Braziliense. Clique aqui.