A Copa do Mundo está na 22ª edição. O torneio reúne os melhores jogadores de futebol do mundo em um mesmo campeonato, que atrai bilhões de espectadores a cada quatro anos. O desporto mais conhecido - e amado - do planeta é marcado pela emoção dos gols das seleções favoritas.
E a lista dos maiores artilheiros da história da competição conta com ninguém menos que Pelé, Ronaldo Fenômeno e Miroslav Klose - responsável pelo fatídico 7 x 1 contra o Brasil. Relembre quem são os maiores goleadores da história do mundial:
1º - Miroslav Klose
O maior artilheiro da história das Copas é o ex-jogador da seleção alemã, Miroslav Klose. Ele conquistou o primeiro lugar da lista após a semifinal da Copa do Mundial de 2014, contra o Brasil, no Mineirão, quando o anfitrião perdeu de 7 a 1. Ao todo, são 16 gols em 24 jogos, com uma média de 0,67 gols por partida. Ele atuou em quatro Copas: 2002, 2006, 2010 e 2014, quando se sagrou campeão.
2º - Ronaldo Fenômeno
Ídolo do Brasil e campeão do mundo em 2002 sobre a Alemanha de Klose, Ronaldo Fenômeno é o segundo maior artilheiro, com 15 gols marcados. A média de gols por partida (0,79) é maior que a do alemão, visto que ele disputou 19 jogos em Copas do Mundo.
3º - Gerd Müller
Em terceiro lugar, com 14 gols marcados, está o artilheiro do Bayern de Munique e da Alemanha, Gerd Müller, que faleceu em 2021. Ele entra no pódio apesar de ter disputado apenas 13 jogos, com 1,03 de média de gols.
4º - Just Fontaine
Em quarto lugar está um dos mais importantes jogadores da história do futebol francês, Just Fontaine. Conhecido pela velocidade, dribles curtos e chutes certeiros, o ex-jogador acertou 13 gols em apenas seis jogos, atingindo a incrível média de 2,16.
5º - Pelé
Na quinta colocação está outro brasileiro - Edson Arantes do Nascimento, conhecido como Pelé e considerado um dos maiores atletas de todos os tempos. Pelé conquistou 12 gols em 14 jogos (média de 0,85). Em 2000, o brasileiro foi eleito Jogador do Século pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS).
6º - Sándor Kocsis
O ex-futebolista húngaro é um dos grandes atacantes da seleção de seu país e do Barcelona. Conhecido como ponta-de-lança de muita habilidade, cuja maior característica era o cabeceio forte e certeiro, detém uma média de 2,2, com 11 gols em 5 jogos.
Guia da Copa
Baixe o Guia da Copa preparado pelo Correio Braziliense. Clique aqui.
COPA DO MUNDO
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.