COPA DO MUNDO

Entenda motivo de jogador estar de máscara na Copa do Mundo do Catar

Pelo menos dois atletas irão usar adereço nos jogos: Ellyes Skhiri, da Tunísia, e Heung-Min Son, da Coreia do Sul

Adereço comum às pessoas em tempos pandêmicos, as máscaras de proteção facial também são utilizadas por jogadores de futebol, durante os jogos da Copa do Mundo no Catar. A diferença é que, enquanto a população adota o equipamento em formato e material propícios à segurança da infecção do novo coronavírus, as máscaras usadas pelos craques têm o objetivo de evitar o choque em regiões lesionadas do rosto.   

Por isso, enquanto os objetos usados na pandemia abrangem boca, nariz e toda a bochecha, as máscaras dos atletas protegem a parte de cima do rosto: parte da bochecha e testa. 

Proteção da parte superior do rosto é a finalidade do adereço usado pelo meio-campista da Tunísia Ellyes Skhiri, que entrou em campo, na manhã desta terça-feira (22/11), para disputar a partida contra a Dinamarca. Aos 27 anos, o atleta diz que usa a máscara porque sofreu uma lesão na bochecha.

O equipamento de proteção, portanto, serve para evitar um eventual choque da bola ou de outro jogador contra o rosto de Ellyes Skhiri. Assim como o tunisiano, o atacante da Coreia do Sul Heung-Min Son deverá adotar o adereço para entrar em campo. 

A equipe asiática vai estrear na Copa do Mundo contra o Uruguai, na próxima quinta-feira (24). Heung-Min Son também sofreu uma fratura no rosto e já treinou de máscara nos preparativos para a Copa. 

Son sofreu uma fratura no rosto no duelo contra o Olympique de Marselha, na última rodada da Liga dos Campeões, no dia 1º de novembro. Ao disputar no alto com Mbemba, e o ombro do jogador do Olympique se chocou com o rosto do sul-coreano, na altura do olho esquerdo. Ele caiu no chão, apresentou leve sangramento no nariz e depois foi substituído.

Acompanhe mais notícias sobre a Copa do Mundo do Catar 2022 na página especial do Correio Braziliense.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Saiba Mais