Os jogadores da seleção inglesa de futebol, em um rápido protesto, se ajoelharam antes do apito inicial da partida contra o Irã nesta segunda-feira (21/11), válida pela primeira rodada da fase de grupos da Copa do Mundo no Catar.
Conforme já havia sido anunciado pelo técnico da seleção da Inglaterra, Gareth Southgate, em coletiva de imprensa no domingo (20/11), os jogadores se ajoelharam em apoio à igualdade.
Inicialmente, o capitão da equipe Harry Kane, juntamente aos capitães da Holanda, Bélgica, Dinamarca, França, Alemanha, Noruega, Suécia, Suíça e País de Gales, usariam a braçadeira One Love, em apoio à igualdade, incluindo à comunidade LGBTQIA+. No entanto, a ação foi desencorajada pela Fifa.
Uma regra da Federação Internacional de Associações de Futebol (Fifa) afirma que os capitães que utilizarem a braçadeira serão penalizados esportivamente com um cartão amarelo, antes mesmo da partida começar. Além disso, o jogador será multado financeiramente.
Por isso, os jogadores decidiram não usar mais o item. No entanto, Harry Kane utilizou uma braçadeira preta com amarelo com os dizeres 'No discrimination' ("não à discriminação", em tradução livre).
A comentarista da BBC na Copa do Mundo que é ex-jogadora da Inglaterra, Alex Scott, também aproveitou o momento para protestar, e utilizou a braçadeira "One Love" durante a cobertura pré-jogo de Inglaterra e Irã.
Guia da Copa
Baixe o Guia da Copa preparado pelo Correio Braziliense. Clique aqui.
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!