Em meio às críticas do mundo pelo desrespeito a minorias, o Catar apostou alto em uma Cerimônia de Abertura da Copa do Mundo que tratasse de inclusão. Do início ao fim, o evento que antecedeu o jogo entre a seleção local e o Equador neste domingo tratou do tema - seja em discursos de personalidades do mundo ocidental e do Oriente Médio, seja nas apresentações de dança e música.
Historicamente, as aberturas de Copas do Mundo não costumam empolgar. Desta vez, porém, a organização conseguiu subir o nível com um belo show de luzes e dança.
O ator Morgan Freeman foi a voz da celebração. O estadunidense conduziu boa parte da festa, que também teve participação de Ghanim Al Muftah, catari com síndrome de regressão caudal, uma má-formação rara que afeta o desenvolvimento da parte de baixo do corpo. “Todos são bem-vindos”, disse Muftah.
O ponto alto do evento no Estádio Al Bayt, que tem capacidade para 60 mil pessoas e ficou quase lotado, talvez tenha sido o momento em que a organização local lembrou edições passadas.
Mascotes dos outros Mundiais apareceram no gramado para dar boas-vindas a La'eeb, inspirado nos lenços utilizados pelos homens árabes. O show foi embalado por músicas de Copas passadas - de Waka Waka (2010) a We Are One (2014).
Entre uma apresentação e outra, houve cânticos e participações das torcidas das 32 seleções que disputam o sonhado troféu em 2022.
A performance musical ficou a cargo do cantor sul-coreano Jung Kook, da banda de k-pop BTS, e do cantor catari Fahad Al-Kubaisi. Eles vão apresentar a música ‘Dreamers’, mais uma da larga lista de canções produzidas para a Copa do Mundo.
A cantora catari Dana Al Fardan foi a única mulher com protagonismo durante o evento.
O discurso final ficou a cargo do emir Tamim bin Hamad Al Thani, muito aplaudido pelas arquibancadas.
Guia da Copa
Baixe o Guia da Copa preparado pelo Correio Braziliense. Clique aqui.
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!