Copa do Mundo

Os palcos do espetáculo: confira os estádios da Copa do Mundo

Oito gramados espalhados pelo país do Oriente Médio receberão as partidas da 22ª edição do Mundial a partir deste domingo (20/11)

Os estádios da Copa do Mundo Qatar-2022 já se encontram prontos para os 64 jogos da maior competição de futebol do mundo, aguardada mundialmente. A mais nova edição do campeonato conta com um fator numérico interessante: desde a edição de 1994, nos Estados Unidos, um Mundial não tinha menos de dez estádios em sua realização.

As oito canchas no pequeno país do Oriente Médio representam o menor número desde a Copa de 1978, na Argentina, com seis locais para as partidas. Confira, agora, os palcos do espetáculo para a mais nova etapa do maior torneio do planeta.

Ahmed bin Ali — Uma das duas sedes reformadas para a competência, o campo situado na cidade de Al-Rayyan, dobrou seu tamanho para ser capaz de receber duelos, saltando de 21 mil para 44 mil assentos.

Al-Bayt — O campo de estreia é o segundo maior estádio da competição, com capacidade para 60 mil pessoas. Foi feito para esta Copa do Mundo e sua cobertura referencia uma das culturas históricas no país ao retratar o antigo nomadismo da região, além de ser o local mais longe de se ir, a somente 50 km de Doha.

Al-Janoub — Localizado na cidade de Al-Wakrah, a menos de 30 km a sul da capital catari, esta arena foi remodelada baseado no design remetente à prática de pesca por pérolas, outra prática comom e histórica da região.

Al-Thumama — Situado na zona sul de Doha, a tecnologia local suporta aclimatação em até 18°C, ideal em meio ao natural calor do país. Este estádio só pode receber a Seleção Brasileira nas quartas de final, caso a Canarinha avance em segundo nos grupos e supere as oitavas de final.

Cidade da Educação — A sede na região metropolitana da capital é o terceiro maior estádio do campeonato, com capacidade para 45 mil torcedores. Recebeu a semifinal do Mundial de Clubes de 2021, quando os mexicanos do Tigres bateram o Palmeiras pela diferença mínima.

Estádio 974 — Uma das canchas mais curiosas da história da Copa do Mundo tem uma opção digna de brinquedo infantil. Situado ao lado do Porto de Doha, o Ras Abu Aboud tem justamente 974 containeres em sua estrutura, justificando o nome. O local, com opção para ser desmontado, recebe o Brasil x Suíça da 2ª rodada, no dia 28/11, às 13h.

Estádio Nacional de Lusail — O palco da decisão fica a alguns quilômetros ao norte da capital do país, sendo feito para uma público de 80 mil pessoas. Será a sede da estreia e do fechamento da Seleção Brasileira na fase de grupos, além de poder ser o local das oitavas, em passagem no segundo lugar.

Khalifa International Stadium — O outro campo de jogo reformado para a Copa do Mundo recebe o duelo do terceiro lugar. É o estádio mais antigo da lista, construído em 1976 e possui a capacidade atual para 40 mil pessoas.

*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima

Saiba Mais