CRAQUES DA COPA

Mbappé, o principal pilar para o feito raro da França em Copas do Mundo

Seleção francesa tentará ser a primeira a conquistar o Mundial duas vezes seguidas desde o Brasil, em 1962, na Suécia

O sucesso da França na Copa do Mundo da Rússia mostrou que investir em caras novas pode, sim, trazer resultados. Dos 23 convocados para o mundial de 2018, 16 eram estreantes, entre eles, Kylian Mbappé. Pouco mais de quatro anos depois, o atacante virou o “dono” da seleção e a principal esperança na caça ao tricampeonato no Oriente Médio.

O astro do Paris Saint-Germain chega embalado para a disputa no Catar. Das 20 partidas disputadas na atual temporada, a referência dos Bleus ostenta 19 bolas na rede e cinco assistências. Números que agradam ao técnico Didier Deschamps e animam os torcedores em meio às intrigas recentes com a Federação Francesa de Futebol (FFF).

Mbappé é o principal pilar da seleção francesa. No entanto, ao contrário da disputa na Rússia, o camisa 10 terá que dividir os holofotes com um parceiro de ataque. Atual melhor jogador do mundo, Karim Benzema retorna à Copa do Mundo após a presença no Brasil, em 2014, e promete manter o ritmo intenso de Real Madrid e dificultar a vida adversária ao lado do camisa 10. 

Aos 23 anos, Mbappé chega ao Catar a segunda participação em Copa do Mundo. Apesar da pouca idade, o craque já desponta entre os principais goleadores da história da seleção francesa. Ele tem 28 bolas na rede, nome a menos que Benzema, quinto no quesito. A lenda Thierry Henry puxa a fila, com 51 gols anotados.

Mbappé e companhia tem uma missão difícil pela frente: ser a primeira seleção a conquistar o Mundial duas vezes seguidas desde 1962. A última vez que isso aconteceu foi com o Brasil de Pelé, absoluto em 1958 na Suécia e na edição seguinte, no Chile.

A França está no Grupo D e estreia no torneio em 22 de novembro, às 16h, contra a Austrália. Quatro dias depois, enfrenta a Dinamarca, às 13h, e fecha a classificatória diante da Tunísia, em 30 de novembro, às 12h.

Curiosidades sobre o craque

1. Capa de games
Aos 21 anos, Mbappé se tornou o jogador mais jovem a estampar a capa da franquia Fifa, da EA Sports. Ele foi o destaque das edições 21, 22 e divide a edição 23 com a atacante do Chelsea, Sam Kerr.

2. Mais rápido que Bolt
As virtudes de Mbappé vão muito além do drible e da finalização. A velocidade também é um dos trunfos do craque. O craque já alcançou, em campo, a marca de 37,7 km/h e superou os 37,36 km/h de Usain Bolt, no Mundial de 2009.

3. Holofotes nele
Contando apenas com o Instagram, Mbappé possui 73,2 milhões de seguidores, o equivalente às torcidas de Flamengo e Corinthians, as duas maiores do Brasil, juntas, segundo pesquisas recentes.

4. Brilho precoce
Mbappé é o segundo jogador mais jovem a balançar as redes de uma Copa do Mundo. Ele tinha 19 anos e 207 dias quando comemorou o primeiro gol contra a Argentina, em 2018. O recorde pertence a ninguém menos que Pelé, na decisão de 1958.

5. Corte inspirado em ídolo
Pode não parecer, mas o corte de cabelo simples de Mbappé é inspirado em um de seus maiores ídolo: Zinédine Zidane. O ex-meia é uma das referências para o camisa 10 da França, ao lado de Herny e Cristiano Ronaldo.