Automobilismo

Russell vence sprint e larga na frente no GP de São Paulo de Fórmula 1

Com jogo de pneus em destaque, em relação aos ponteiros, inglês vence primeira etapa na categoria, não válido como triunfo oficial

A boa fase da Mercedes foi provada e comprovada, sem contestações, na corrida sprint do Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1, disputada na tarde deste sábado (12/11). O inglês George Russell, da Mercedes, foi o vencedor e sai a partir do primeiro lugar na carreira principal da prova paulistana.

Na segunda largada deste tipo de carreira na história dos grandes prêmios brasileiros, o inesperado pole position Kevin Magnussen largou bem, com Max Verstappen sofrendo com os ataques de George Russell. Entretanto, a liderança do dinamarquês durou até a abertura da terceira volta, com o holandês passando antes do “S do Senna”.

Ed Alves/CB/D.A Press - 12/11/2022. Crédito: Ed Alves/CB/D.A Press. Esportes. Grande Premio do Brasil Formula 1 em São Paulo. Autodromo de Interlagos-

O ritmo das Mercedes seguia interessante, com Russell tentando perseguir Verstappen e Lewis Hamilton recuperando-se gradativamente ao sair da oitava posição e chegar logo ao quarto posto em menos de dez giros. O novato mercedista se aproximou e quase ultrapassou o líder na abertura da 12ª volta, em briga bela por duas tentativas seguidas em todo o primeiro setor, com bela defesa do holandês ao forte ataque do britânico.

No 15º giro, por fim, o dono do carro de número 63 atacou na reta oposta e tomou a ponta definitiva, com seu ritmo justificado pelo uso de pneus macios contra os médios do campeão mundial. A distância também era curta entre o terceiro, Carlos Sainz, e o quarto, Hamilton. Ambos conseguiram superar o holandês nas voltas 19 e 20, na saída reta principal. O espanhol, entretanto, perde cinco posições para a corrida deste domingo (13/11), por troca no motor.

Ed Alves/CB/D.A Press - 12/11/2022. Crédito: Ed Alves/CB/D.A Press. Esportes. Grande Premio do Brasil Formula 1 em São Paulo. Autodromo de Interlagos-

Com Max em quatro e Sergio Pérez em quinto, seguido por Charles Leclerc, rival pelo vice-campeonato, o mexicano pediu a troca de lugares entre os companheiros por ordem maior. “Eu vou ficar nessa posição? Eu preciso dos pontos”, solicitou à equipe, sem ser atendido.

Com as corridas determinadas, a carreira sprint define o pelotão de largada para a prova maior deste grande prêmio. A corrida principal deste domingo (13/11) começa às 15h, pelo horário de Brasília, com transmissão da Band.


Confira o resultado da corrida sprint do Grande Prêmio de São Paulo:

1 - George Russell (Mercedes) - soma oito pontos
2 - Carlos Sainz (Ferrari) +3.995 - soma sete pontos
3 - Lewis Hamilton (Mercedes) +4.492 - soma seis pontos
4 - Max Verstappen (Red Bull) +10.494 - soma cinco pontos
5 - Sergio Pérez (Red Bull) +11.855 - soma quatro pontos
6 - Charles Leclerc (Ferrari) +13.133 - soma três pontos
7 - Lando Norris (McLaren) +25.624 - soma dois pontos
8 - Kevin Magnussen (Haas) +28.768 - soma um ponto
9 - Sebastian Vettel (Aston Martin) +30.218
10 - Pierre Gasly (Alpha Tauri) +34.170
11 - Daniel Ricciardo (McLaren) +39.395
12 - Mick Schumacher (Haas) +41.159
13 - Guanyu Zhou (Alfa Romeo) +41.763
14 - Valtteri Bottas (Alfa Romeo) +42.338
15 - Fernando Alonso (Alpine) +48.985
16 - Yuki Tsunoda (Alpha Tauri) +50.306
17 - Lance Stroll (Aston Martin) +50.700
18 - Esteban Ocon (Alpine) +51.756
19 - Nicholas Latifi (Williams) +1:16.850

(Alexander Albon não completou a prova)

* Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Saiba Mais

Ed Alves/CB/D.A Press - 10/11/2022. Crédito: Ed Alves/CB/D.A Press. Esportes. Grande Premio do Brasil Formula 1 em São Paulo. Autodromo de Interlagos- SP. Primeiro dia - Movimentação - Coletiva.
Ed Alves/CB/D.A Press - "Intruso" na liderança da prova, dianteira puxada por Kevin Magnussen durou três voltas. Com um conjunto pouco competitivo, o dinamarquês fechou a sprint em oitavo
Ed Alves/CB/D.A Press - Em uma das brigas ferrenhas pela ponta da carreira curta, Russell (D) ataca Verstappen (E) no "S do Senna"