A jornada da Seleção Brasileira rumo ao hexa na Copa do Mundo Qatar-2022 começará na próxima segunda-feira, em Turim, na Itália. Dos 40 dias estimados de peregrinação pelo troféu, cinco serão no Centro de Treinamento da Juventus, a quase 5.800 quilômetros de distância do Estádio Lusail, palco da estreia canarinho, em 24 de novembro contra a Sérvia.
Devido à logística, a tradicional preparação na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), foi descartada. Os responsáveis pela rota da delegação enxergaram o CT da Velha Senhora como a melhor entre as opções, pois há voos diretos de Turim para o Catar. Isso significa economia tempo e menos desgaste para os protagonistas brasileiros no Oriente Médio.
A casa do Brasil na semana que antecede a Copa do Mundo conta com uma estrutura de ponta e deve atender às necessidades do técnico Tite e comissão. Reformado em 2018, o Juventus Training Center Continassa tem uma área de 58.900 metros quadrados. Desse total, 37.000 são reservados para quatro campos de padrão Fifa. Um deles conta com uma arquibancada com capacidade para 600 pessoas.
Além dos campos, os jogadores e o estafe da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) terão à disposição salas de vídeo, de entrevistas, de reunião, vestiários, academia com equipamentos de alta qualidade e espaços especialmente voltados para fisioterapia e trabalhos sem a bola.
Um dos fatores que também pesaram na escolha das instalações da Juventus foi a integração com um hotel. A delegação verde-amarela não precisará se deslocar para treinamentos e períodos de descanso. Todos contarão os envolvidos contarão com quartos, espaços de lazer e relaxamento em uma curta distância.
Antes de receber a confirmação de que iria abrigar o Brasil e o sonho do hexa por cinco dias, a Juventus superou outros concorrentes. As estruturas da Ciudad Deportiva do Real Madrid, na capital espanhola, também passaram pelo crivo de Tite e companhia. O clube, porém, cederia somente a estrutura da base, o que frustrou os planos da comissão.
Casa brasileira antes da ida à Rússia, em 2018, o CT do Tottenham, em Londres, também esteve na pauta. Porém, as 7h de viagem para Doha, comparadas às 5h30 partindo de Turim e 6h30 saindo de Madrid, desanimaram.
Programação
Sábado (12/11)
Embarque para Turim
Segunda-feira (14/11)
12h - Primeiro treinamento
Terça-feira (15/11)
11h - Treino e depois coletiva
Quarta-feira (16/11)
11h - Treino
Quinta-feira (17/11)
11h - Treino e depois coletiva
Sexta-feira (18/11)
7h - Treino
Sábado (19/11)
10h30 - Embarque para Doha
17h15 - Chegada ao hotel Westin Doha