A Copa do Mundo está batendo à porta e, aos poucos, as 32 seleções garantidas na disputa da competição vão divulgando os nomes convocados para a missão de conquistar a taça. Com a proximidade de 20 de novembro, data em que a bola começa a rolar no Catar, mais da metade dos países classificados divulgou a lista de jogadores escolhidos pelo torneio. Entre eles, diversos favoritos cumpriram o rito.
Pela primeira vez, os técnicos poderão levar 26 jogadores para o Mundial. Antes, o número máximo era de 23. Agora, ele serve como referência mínima das seleções na hora da convocação. A mudança foi autorizada pela Fifa em junho. Outra mudança confirmada foi a possibilidade dos outros 15 jogadores disponíveis ficarem no banco de reservas. Antes, o número máximo permitido como opções eram 11.
Em evento bastante esperado nacionalmente, a Seleção Brasileira anunciou na segunda-feira (7/11) os escolhidos para lutar pelo hexacampeonato no Catar. Na mesma esteira, Japão, Costa Rica, Austrália, Suíça, Croácia, País de Gales, França, Camarões, Estados Unidos, Bélgica, Alemanha, Marrocos, Inglaterra, Polônia, Portugal, Dinamarca e Uruguai também confirmaram os nomes.
Os países mais “atrasados” terão até às 15h da próxima segunda-feira (14/11) para realizarem as convocações para a Copa do Mundo, ou seja, seis dias antes de a bola rolar para o jogo de estreia no Catar. Este foi a data-limite estabelecida pela Fifa. Na terça-feira (15/11), a entidade vai publicar todas as listas de forma oficial. Possíveis substituições poderão ser feitas até 24h antes do primeiro jogo de cada seleção.
Veja as convocações anunciadas
Grupo A
Catar
Anfitrião da Copa do Mundo de 2022, o Catar confirmou os 26 jogadores selecionados para o Mundial nesta sexta-feira (11/11). O país também será estreante no torneio.
Equador
Adversário do Catar na partida de abertura do Mundial de 2022, os equatorianos também não divulgaram a convocação, assim como não estabeleceram data para soltarem a lista oficial de até 26 nomes.
Senegal
A convocação da seleção senegalesa foi marcada por alívio com a confirmação do astro Sadio Mané, do Bayern de Munique. Além dele, o time africano vai levar outros 25 jogadores.
Holanda
Liderada pelo vitorioso zagueiro Van Dijk, do Liverpool, que irá ao seu primeiro Mundial da carreira, a Holanda do técnico Louis van Gaal foi convocada nesta sexta-feira (11/11) com 26 jogadores.
Grupo B
Inglaterra
Vice-campeã europeia, a Inglaterra chamou 26 jogadores para a Copa do Mundo Qatar-2022. A lista, divulgada na quarta-feira (9/11), tem o atacante Harry Kane como principal destaque na busca pelo bicampeonato.
Irã
Com estreia marcada para 21 de novembro contra a Inglaterra, a seleção do Irã também não realizou a convocação. Não há data prevista para a lista ser divulgada.
Estados Unidos
Os americanos levaram uma seleção com 26 jogadores. O elenco é composto por nomes jovens visando o futuro da equipe. O principal destaque do time é o atacante Christian Pulisic, do Chelsea.
País de Gales
Liderados pelo atacante Gareth Bale, o País de Gales levará 26 jogadores para a sua segunda participação na história - a primeira foi em 1958. A lista foi divulgada na última quarta-feira (9/11).
Grupo C
Argentina
A seleção argentina terá, mais uma vez, os serviços do astro Lionel Messi na tentativa de conquistar o tricampeonato da Copa do Mundo. A lista de convocados foi oficializada nesta sexta-feira (11/1)
Arábia Saudita
Comandada pelo técnico francês Hervé Renard, a Arábia Saudita tem a missão de surpreender no grupo C da Copa do Mundo. Para isso, o país levará 26 jogadores para o Catar.
México
Assim com a Argentina, o México optou por levar a curiosidade dos torcedores convocados até o último dia disponibilizado pela Fifa. A convocação está marcada para ser realizada na segunda-feira (14/11).
Polônia
Com o craque Robert Lewandowski como principal expoente do time, a Polônia realizou a convocação para o Mundial na quinta-feira (10/11). O técnico Czesaw Michniewicz chamou os 26 nomes permitidos.
Grupo D
França
Atual campeão mundial, a França foi a única seleção a não chamar 26 nomes para a Copa. Com peças como Mbappé e Benzema, mas sem Pogba e Kanté, o técnico Didier Deschamps vai levar 25 atletas para o Catar.
Austrália
Com os veteranos Mathew Ryan, no gol, e Mathew Leckie, no ataque, indo para a terceira Copa do Mundo, a seleção australiana confirmou os 26 convocados para o Mundial do Catar na terça-feira (8/11).
Dinamarca
A seleção dinamarquesa adotou uma estratégia diferente e divulgou apenas 21 jogadores para a Copa na segunda-feira (7/11), mantendo cinco vagas em aberto. Christian Eriksen, do Manchester United, é o maior destaque.
Tunísia
Candidata a zebra no grupo D do Mundial de 2022, a Tunísia vai divulgar a convocação no último dia permitido pela Fifa. O chamado dos tunisianos foi marcado para segunda-feira (14/11).
Grupo E
Espanha
Sem o zagueiro Sergio Ramos, do PSG, mas como os serviços do atacante Ansu Fati, de 20 anos, a Espanha confirmou os 26 nomes para a Copa do Mundo na sexta-feira (11/11).
Costa Rica
Com os serviços do experiente goleiro Keilor Navas, a seleção costarriquenha levará 26 jogadores para a Copa do Mundo. A lista do técnico colombiano Luis Fernando Suárez foi divulgada em 3 de novembro.
Alemanha
Tetracampeã mundial, a Alemanha convocou 26 jogadores na quinta-feira (10/11). O técnico Hansi Flick levou a joia Youssoufa Moukoko, de 17 anos, e o goleiro Manuel Neuer. Hummels e Reus são as principais ausências.
Japão
Os japoneses foram a primeira seleção a convocar seus jogadores para a Copa do Mundo de 2022. Em 1º de novembro, os nipônicos confirmaram 26 atletas, com destaque para a promessa Takefusa Kubo, de 21 anos.
Grupo F
Bélgica
A famosa geração belga terá Lukaku e mais 25 jogadores em mais uma tentativa de ser campeã mundial. A lista do técnico Roberto Martínez para o Catar foi confirmada na quinta-feira (10/11).
Canadá
De volta a uma Copa do Mundo após 36 anos - a única participação foi em 1986 -, o Canadá pretende anunciar oficialmente quais jogadores irão representar o país no Catar no domingo (13/11).
Marrocos
O técnico Walid Regragui anunciou os 26 escolhidos para vestir a camisa do Marrocos na Copa do Mundo na quinta-feira (10/11). Achraf Hakimi, do Paris Saint-Germain, é a maior estrela da companhia.
Croácia
Vice-campeã mundial na Rússia, a Croácia quer, mais uma vez, ser surpresa na Copa do Mundo. Liderada por Luka Modric, os europeus selecionaram 26 jogadores para a relação final visando a disputa do torneio no Catar.
Grupo G
Brasil
Com muitas convicções e poucas surpresas, o técnico Tite anunciou a lista de 26 convocados da Seleção Brasileira na segunda-feira (7/11). Neymar, Vinicius Junior, Pedro, Casemiro, Alisson, Thiago Silva e Richarlison são destaques.
Sérvia
Adversário da estreia do Brasil na Copa do Mundo, a Sérvia vai ter 26 jogadores no elenco, com destaque para Vlahovic, da Juventus. A lista foi confirmada na sexta-feira (11/11).
Suíça
Segunda adversária da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, a Suíça, do técnico Murat Yakin, divulgou os 26 nomes do Mundial na quarta-feira (9/11). O meia Rieder é uma das principais novidades da equipe.
Camarões
Rivais do Brasil no encerramento da fase de grupo, os camaroneses tem o atacante Choupo-Moting como principal estrela. A lista de 26 atletas foi divulgada na quarta-feira (9/11).
Grupo H
Portugal
Com Cristiano Ronaldo mais uma vez entre os escolhidos - o astro irá ao quinto mundial da carreira -, os portugueses confirmaram os 26 nomes para a Copa do Mundo na quinta-feira (10/11).
Gana
Os ganeses estão no time das seleções que vão aguardar o prazo final para divulgar a convocação. O evento para anunciar os 26 escolhidos está agendado para segunda-feira (14/11).
Uruguai
O Uruguai confirmou os 26 convocados para jogar a Copa do Mundo na noite de quinta-feira (10/11). O país contará com os serviços de nomes como Arrascaeta e Varela, do Flamengo, e Canobbio, do Athletico-PR.
Coreia do Sul
Azarões no grupo de Portugal e Uruguai, a Coreia do Sul marcou o evento de divulgação dos nomes escolhidos para jogar a Copa do Mundo no próximo sábado (12/11).