Apesar da dificuldade na montagem de uma lista para a Copa do Mundo, pela seleção de atletas qualificados, perder uma peça importante pode alterar todo um planejamento para a competição. A grande onda de lesões em algumas das principais seleções concorrentes ao título no Catar, a partir de 20 de novembro.
Na convocação do técnico da Seleção Brasileira, realizada no Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (7/11), alguns nomes cogitados para servirem a camisa amarelinha no Mundial não estiveram presentes por lesões que impediram o reforço do elenco nacional em busca do hexacampeonato. Confira quatro nomes ausentes na lista do Brasil por má situação física:
Guilherme Arana (Atlético-MG): uma das opções para a lateral era tida peça certa e precisa na convocatória. Até mesmo o desempenho do Galo no Campeonato Brasileiro ficou ameaçado pela ausência de um dos seus principais atletas, com o risco de não se classificar para a Libertadores. Com grave lesão no joelho esquerdo em agosto deste ano, o jogador, frequente nas chamadas da Canarinha desde os tempos de Corinthians e Sevilla, deve voltar apenas em 2023.
Diego Carlos (Aston Villa-ING): o zagueiro sofreu uma ruptura no tendão de Aquiles no último mês de agosto e está fora da temporada europeia, ou seja, até o meio do ano seguinte. Já foi realizada uma cirurgia de reparação da lesão e a longa recuperação segue para este outro nome presente em boa parte das listas do treinador nacional no último ciclo mundialista.
Lucas Veríssimo (Benfica-POR): em novembro de 2021, o ex-Santos teve grave lesão no joelho direito e esteve quase um ano sem entrar em campo. Em sua recente recuperação, atuou pelo Benfica B e tentou conseguir ritmo de jogo para participar da Copa, sem conseguir sua melhor forma a tempo e sendo mais uma baixa para o elenco brasileiro.
Philippe Coutinho (Aston Villa-ING): a mais recente destas deu um ponto final a uma dúvida sobre a presença do ex-Barcelona, Bayern, Liverpool, Inter de Milão e Vasco entre os 26 escolhidos. Por motivo de força maior, uma lesão muscular na coxa, revelada pelo técnico Unai Emery, o flamenguista Éverton Ribeiro levou a melhor na disputa interna pela posição de meio-campista para assim se consolidar na lista final de Tite, nos dias finais antes do fechamento da convocação.
*Estagiário sob supervisão de Danilo Queiroz
Saiba Mais