Copa do Mundo

Confira quais times compõem a lista da Seleção Brasileira para a Copa

Dezesseis clubes de seis países cederam atletas para a disputa do Mundial, no Catar. Futebol inglês lidera fortemente a lista

A montagem de uma seleção nacional para a disputa da Copa do Mundo sempre tem como calibragem os times profissionais pelos quais os atletas trabalham. Com a convocação do técnico Tite, divulgada nesta segunda-feira (7/11), é possível reconhecer o nível dos clubes para se ter noção do desempenho coletivo da Canarinha no Catar, dentro de aproximadamente duas semanas.

Como esperado, a lista oficial conta predominantemente com as equipes europeias, situadas nas maiores ligas e donos do maior nível do esporte em todo o mundo. Desde o Velho Continente, 84,7% dos atletas estão distribuídos predominantemente em clubes ingleses e espanhóis, com presença da França, representada pelo PSG, e da Itália, com a Juventus.

Os alvinegros de Turim tiveram três de seus nomes convocados, mesma quantia de Manchester United e Real Madrid. Considerando a nacionalidade dos clubes de jogadores convocados, só a Inglaterra representa 46,1%, faltando um atleta para alcançar a metade da convocação oficial. Além dos Red Devils, Arsenal, Chelsea, Liverpool, Newcastle, Tottenham e West Ham cederam profissionais para a Amarelinha.

Em um ranking de clubes europeus, os madridistas superaram o Barcelona neste quesito. A formação do atual técnico Carlo Ancelotti agora soma 13 chamadas para o Mundial (após a solicitação a Vinicius Junior, Rodrygo e Éder Militão), contra 11 dos Culés, representados somente por Raphinha. São as únicas equipes a passar da dezena de atletas cedidos para o selecionado nacional.

No cenário interno, somente 11,5% atuam no país, com as presenças dos flamenguistas Éverton Ribeiro e Pedro, além do palmeirense Weverton. Mesmo com a curta convocatória, a história das Copas do Mundo preservam o país como maior fonte de atletas, com um total de 317 jogadores. Com os dois representantes flamenguistas, o rubro-negro carioca empatou com o Vasco como terceiro clube brasileiro a ceder atletas para a seleção, com total de 35, atrás do São Paulo (46) e do Botafogo (47).

Confira a lista dos clubes:

Três jogadores

Juventus (ITA): Danilo, Alex Sandro e Bremer
Manchester United (ING): Casemiro, Fred e Antony
Real Madrid (ESP): Éder Militão, Vinicius Junior e Rodrygo

Dois jogadores

Arsenal (ING): Gabriel Jesus e Gabriel Martinelli
Flamengo: Everton Ribeiro e Pedro
Liverpool (ING): Alisson e Fabinho
Paris Saint-Germain (FRA): Marquinhos e Neymar

Um jogador

Barcelona (ESP): Raphinha
Chelsea (ING): Thiago Silva
Manchester City (ING): Ederson
Newcastle (ING): Bruno Guimarães
Palmeiras: Weverton
Pumas (MEX): Daniel Alves
Sevilla (ESP): Alex Telles
Tottenham (ING): Richarlison
West Ham (ING): Lucas Paquetá

*Estagiário sob supervisão de Danilo Queiroz

Saiba Mais