Os 26 convocados da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo do Catar foram conhecidos nesta segunda-feira (7/11). Mas, você sabe de onde eles vêm? A 18 dias da estreia canarinho no maior torneio do futebol mundial, o Correio mostra quais estados e regiões mais emplacaram jogadores do esquadrão nacional.
Gaúcho de Caxias do Sul, o técnico Tite revelou ter perdido noites de sono pensando na lista final do Brasil para a Copa. Porém, bastou o técnico olhar para o mapa do Estado de São Paulo para conseguir preencher a maioria das vagas do elenco. Dos 26 jogadores chamados, 12 são paulistas.
O setor ofensivo é o que mais conta com atletas nascidos em São Paulo. Dos nove atacantes convocados, cinco nasceram no estado: Neymar, Gabriel Martinelli, Antony, Gabriel Jesus e Rodrygo. Nas outras posições, há pelo menos um paulista infiltrado: Ederson entre os goleiros, Alex Sandro na lateral, Éder Militão e Marquinhos na zaga, Casemiro e Fabinho entre os volantes, além de Everton Ribeiro no meio-campo.
O segundo maior contribuinte para a Seleção Brasileira é o Rio de Janeiro. Ao todo, cinco cariocas estão com o passaporte carimbado para a disputa no Catar. A maior presença deles é no ataque, com Vinicius Junior e Pedro. No meio, Lucas Paquetá e Bruno Guimarães são os representantes, enquanto Thiago Silva é o cara do estado na zaga.
Assim como o comandante, os gaúchos estarão presentes nas quatro linhas ou no banco de reservas. Titular da posição, o goleiro Alisson é quem puxa a lista gaúcha, completada por Alex Telles na lateral e por Raphinha no ataque. Minas Gerais e Bahia aparecem na sequência, dois jogadores cada.
A contribuição mineira para a Seleção Brasileira foi para a lateral-direita e para o meio-campo, com Danilo e Fred. Os baianos podem ser considerados uma das maiores surpresas da lista final. O experiente Daniel Alves e o zagueiro Bremer orgulham o Nordeste.
Por último, mas não menos importante, estão o Acre e o Espírito Santo. As unidades federativos “cederam” um jogador cada. O goleiro Weverton é o cara do Norte do país, enquanto o atacante Richarlison será o único capixaba do grupo no Catar.
Quatro das cinco regiões do país estão representadas na lista de 26 nomes do técnico Tite. O Centro-Oeste é o único de fora. Desta vez, o Brasil não contará com jogadores do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O DF, inclusive, é uma das UFs menos lembradas pelo comandante brasileiro. Dos 122 nomes convocados por ele desde 2016, apenas um nasceu na capital: o meia Felipe Anderson.
Estados que mais levaram:
São Paulo: 12
Rio de Janeiro: 5
Rio Grande do Sul: 3
Bahia: 2
Minas Gerais: 2
Acre: 1
Espírito Santo: 1
Regiões mais contribuíram:
Sudeste: 20
Sul: 3
Nordeste: 2
Norte: 1