Do campeão Palmeiras ao rebaixado Juventude, há a impressão de que as coisas se encontram definidas na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro. No entanto, faltando três rodadas para o fechamento da competição, esta impressão é equívoca, com todos os dez jogos com importância para os objetivos restantes a serem cumpridos neste final de semana. Confira, agora, um resumo dos duelos da data de número 36.
Neste sábado (5/11), haverá um duelo de tricolores no Maracanã. O São Paulo tentará seguir o exemplo do Fluminense e garantir-se na próxima edição da Libertadores, a partir das 16h30. O tricolor paulista é a última equipe do G-8, limite para a maior competição sul-americana.
Distante da mesma zona, o Santos ainda sonha em retornar para o maior torneio do continente. Em caso de vitória na Vila Belmiro, neste sábado (5/11), também às 16h30, o alvinegro rebaixa matematicamente o Avaí, penúltimo colocado, a nove pontos de distância do escape.
Sabendo suas pretensões para alcançar a zona de Libertadores, o América-MG vai ao Estádio Nabi Abi Chedid, às 19h deste sábado (5/11), para encarar o Bragantino. Enquanto o Coelho está a dois pontos de distância do time do Morumbi, o Massa Bruta se encontra em posição tranquila, sem risco de descenso e garantido na Copa-Sul Americana em caso de triunfo.
No mesmo horário, o Goiás deseja garantir a mesma meta em relação à formação de Bragança. Para isto, o Esmeraldino recebe o já rebaixado Juventude, no Estádio Hailé Pinheiro, a popularmente conhecida Serrinha.
Na batalha contra a degola, o Ceará deverá vencer um dos melhores mandantes da competição. A três pontos de sair do Z-4, o Vozão vai à Neo Química Arena, no sábado (5/11), às 20h30, para duelar contra o Corinthians. Ao Timão, garantido na Libertadores, resta a tentativa pela melhor posição possível entre os melhores do torneio, pensando em premiações.
Seguindo a lógica, o vice-líder Internacional recebe o Athletico-PR, fechando o dia de jogos às 21h, no Beira-Rio. O Colorado, com 64 pontos, possui três pontos a mais em relação à tríade Flamengo, Fluminense e Corinthians, única vantagem pelo objetivo proposto. Do outro lado, o Furacão busca a garantia matemática de ir à fase de grupos da copa continental da qual foi recentemente o segundo colocado.
Quem deseja uma vaga na fase prévia do referido campeonato é o Fortaleza, dono de uma das melhores campanhas do segundo turno. O Leão do Pici recebe o ameaçado Atlético-GO no Castelão, às 16h deste domingo (6/11). O Dragão almeja reduzir a distância de quatro tentos para a 16ª posição e assim deixar a área de corte para a Série B.
A fim de garantir a permanência na elite, o Coritiba tem partida em casa no horário nobre deste domingo (6/11), ou seja, às 16h, frente ao Flamengo. O Couto Pereira deverá estar lotado para manter o Coxa na principal categoria nacional, sobretudo em caso de tropeço dos rivais na luta contra o rebaixamento.
O fato do adversário ser o campeão brasileiro motiva o Cuiabá a vencer seu compromisso, o último do dia, às 18h30, na Arena Pantanal, diante do Palmeiras. O Dourado tem três pontos de distância em relação ao primeiro time da zona da degola, sendo o último desta partição a entrar em campo na rodada, o que pode implicar tanto em motivação quanto em pressão, dependendo da combinação de resultados anteriores.
A partida isolada da segunda-feira (7/11) reserva um duelo direto por vaga na pré-Libertadores. Mesmo com distância de cinco pontos para o rival, o Botafogo tentará sua última cartada na empreitada no Mineirão, às 20h, diante do sétimo colocado, o Atlético-MG.
*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima
Saiba Mais