Após retornar com êxito do estado de Mato Grosso, ao eliminar o Luverdense pela diferença mínima e em desvantagem numérica e tirar com goleada por 3 x 0 a unidade secundária do Cuiabá, esta na última quarta-feira (2/11), o Brasiliense vai por um passo maior na Copa Verde. A nova empreitada candanga começa a partir das 20h desta quarta-feira (9/11), ao receber o Vila Nova no Serejão, pelo confronto de ida pelas semifinais da competição.
Infelizmente, o clube local não poderá contar com a torcida em sua volta à Boca do Jacaré. Isto porque a representação pagará na partida em questão uma parte de sua sanção por episódios na eliminação da Série D do Campeonato Brasileiro, em agosto, diante do Nova Venécia. O Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) impôs cinco jogos com portões fechados ao público em competições de caráter nacional.
A batalha pode ser uma revanche alvirrubra em relação à eliminação imposta pelo time do Distrito Federal na mesma fase em 2020. Nos pênaltis, o Jacaré sacou, como visitante, a representação rival após empate a três tentos no placar agregado. Em seguida, a equipe da capital federal bateu o Clube do Remo na final para se sagrar campeão de forma inédita.
Nesta edição atual, o Tigre teve classificação sofrida com seus jogadores suplentes, ao vencer o Real Noroeste, do Espírito Santo, por três bolas a duas, desde os tiros penais, com a partida em tempo regulamentar encerrada sem gols. Esta será a primeira vez em que os goianos saem de seu estado no certame, com a estreia tendo sido disputada no mesmo Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, o conhecido OBA, quando os colorados fizeram 2 x 1 no Operário de Várzea Grande.
Com isto, os adversários desta meia-final foram os responsáveis de eliminar todos os times mato-grossenses da competição, ainda com a opção de jogar com reservas, no caso da esquadra de Goiânia. O uso de uma equipe que não a sua titular se justifica pela jornada de reta final da Série B do Campeonato Brasileiro, disputada pelo Vila, com a presença de alguns titulares.
Os visitantes de logo mais, diferentemente da conduta tomada nas etapas anteriores, tendem a optar por priorizar a disputa da semifinal do regional, com o sucesso ao se livrar do rebaixamento à terceira categoria nacional, tendo cumprido seu compromisso final contra o Sport, em Goiânia, no último domingo (6/11), ao empatar sem gols, mesmo com as insólitas seis expulsões dos leoninos.
Dito duelo, inclusive, motivou uma mudança feita pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que alterou a data da semifinal, previamente planejada para o sábado (5/11). A chave obteve esta definição através do ranking nacional de clubes, oferecido pela entidade. Com isto, os goianos decidem a partida em sua cancha, na próxima terça-feira (8/11). Na outra semifinal se enfrentam o São Raimundo amazonense e o Paysandu.
Prováveis escalações:
Brasiliense
Edmar Sucuri; Bocão, Railon, Gustavo e Aloísio; Aldo, Tarta, Zotti e Tobinha; Hernane e Lucas.
Técnico: Luan Carlos
Vila Nova
Georgemy; Railan, Rafael Donato, Jordan e William Formiga; Ralf, Jean Martim, Dentinho, Marlone e Kaio Nunes; Neto Pessoa
Técnico: Allan Rodrigo Aal
Horário: 16h
Arbitragem: Daniel Alejandro Hidalgo Blanco (RR)
Transmissão: DAZN e Rádio e TV Brasiliense
*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima
Saiba Mais