Ansiedade e expectativa definem o sentimento dos milhões de palmeirenses espalhados pelo planeta. Quando a bola rolar, nesta quarta-feira (2/11), às 21h30, contra o Fortaleza, no Allianz Parque, em São Paulo, o Palestra exercerá o privilégio de conquistar antecipadamente e, diante do seu torcedor, o 11º título do Campeonato Brasileiro.
Independentemente do resultado de América x Internacional, hoje, às 16h, uma simples vitória é o suficiente para coroar uma temporada de absolutismo paulista na principal disputa nacional. A vantagem para os gaúchos é de 10 pontos e, em caso de triunfo, não poderá ser revertida a três rodadas do encerramento.
Embora o otimismo para faturar mais um troféu seja a tônica nos bastidores alviverdes, a cautela também tem um lugar reservado. Terceira melhor equipe do returno, o Fortaleza costuma ser uma pedra no sapato dos comandados de Abel Ferreira. Nos últimos três encontros, foram duas vitórias cearenses e um empate.
De olho em uma das vagas para a próxima edição da Libertadores, o Leão do Pici fará de tudo para atrapalhar a festa na noite paulistana. Os três pontos longe da capital cearense podem render a oitava colocação, que fecha a zona à fase prévia da competição continental.
Multicampeão pelo Verdão, o lateral-direito Marcos Rocha prega pela cautela. "É uma equipe muito qualificada e tem um grande treinador, que implementou um trabalho em um clube de expressão. Vai ser um jogo difícil e pegado. Já encontramos dificuldades contra eles em outras ocasiões, então, é respeito máximo, mas, dentro de nossa casa e pelo o que vale o jogo, a gente tem de se empenhar para buscar o resultado positivo", ressaltou.
Confiança
A história recente do Palmeiras está diretamente ligada com a competência do técnico Abel Ferreira. Em dois anos de clube, o português abocanhou cinco taças, entre elas, duas da Libertadores (2020 e 2021) e uma Copa do Brasil (2020). Dos títulos mais expressivos, o do Brasileirão é um dos poucos que faltam ao currículo do lusitano.
Caso alcance o objetivo, o comandante palmeirense será o terceiro treinador estrangeiro a levar a disputa mais importante do calendário brasileiro, repetindo os feitos do compatriota Jorge Jesus, pelo Flamengo, em 2019, e do argentino Carlos Volante, mentor do primeiro título caneco nacional do Bahia, na edição de 1959.
"O que digo aos jogadores, digo aos nossos torcedores: mantenham a rotina, apoiem da melhor maneira. Se isso não acontecer, lembrem que somos o time da virada. Temos que acreditar nos jogadores que nos trouxeram até aqui, sei que 90% dos nossos torcedores são gratos a esse elenco. Esses jogadores estão fazendo história no clube", afirmou Abel Ferreira.
Rodada decisiva
O Athletico-PR faz o primeiro jogo após a derrota para o Flamengo na final da Libertadores. Para confirmar a vaga na próxima edição do torneio continental o Furacão recebe o Goiás, na Arena da Baixada, às 16h.
Ameaçado pelo fantasma da zona de rebaixamento o Coritiba tem jogo fora de casa contra o lanterna Juventude. O confronto no Alfredo Jaconi começa às 19h.
De olho em deixar a área de corte para a Série B, o Atlético-GO recebe o Santos, no Estádio Antônio Accioly, às 19h. No 18º lugar, o Dragão precisa somar, no mínimo, dois pontos para sair da parte final da tabela e manter-se na elite do futebol nacional. Distante da parte alta da tabela, por sua vez, o Peixe pretende garantir a vaga na Copa Sul-Americana.
Em situação delicada, na penúltima posição e a seis pontos do primeiro time fora do Z-4, o Avaí recebe o Bragantino sob clima de desespero na Ressacada, às 19h. O Leão da Ilha tem a pior forma recente do Brasileirão em meio aos sete jogos sem vitórias.
Com diferentes interesses na classificação, América-MG e Internacional duelam às 21h30 no Estádio Independência. A quatro pontos da zona de pré-Libertadores, o Coelho ainda sonha com ir à Libertadores, enquanto o Colorado, garantido na competição, procura manter a vice-liderança e sonhar com o título em caso de tropeço palmeirense.
Duas semanas após perder a Copa do Brasil no Maracanã, o Corinthians volta ao estádio carioca para rever seu algoz, o Flamengo. A partir das 21h30, o Timão busca sua garantia na fase de grupos da principal competição do continente, vencida pelos rubro-negros no último final de semana.
*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima
Saiba Mais