BRASILEIRÃO

Abel Ferreira e o Campeonato Brasileiro como joia da coroa

O técnico português fez história em um grupo seleto dos campeões nacionais. O palmeirense é o segundo lusitano a conquistar a competição, três anos depois de Jorge Jesus.

Se faltava um título para o currículo do técnico Abel Ferreira, este era o do Campeonato Brasileiro. Após conquistar a Copa do Brasil de 2020, nesta quarta-feira (2/11), o português se juntou a outros dois estrangeiros que conseguiram a glória de vencer o a competição de pontos corridos.

O comandante palmeirense repetiu os feitos do compatriota Jorge Jesus, em 2019, pelo Flamengo. Com isso, Portugal tornou-se o segundo país com mais técnicos campeões da liga brasileira, atrás somente das pratas da casa, com 65 conquistas. A Terra de Camões, entretanto, superou o estado de Alagoas, representado pela prancheta de Mário Jorge Lobo Zagallo, que triunfou com o Botafogo, na última edição da Taça Brasil, em 1968.

O primeiro estrangeiro a alcançar o feito foi o argentino Carlos Volante, comandante de última hora no Bahia para o jogo decisivo contra o Santos na final da Taça Brasil de 1959 — a primeira competição de caráter nacional da história.

Apesar da campanha incontestável no Brasileirão, Abel Ferreira passou por momentos complicados. Nos bastidores, esteve envolvido em polêmicas com outros treinadores, além de esporádicas críticas em relação a seu trabalho por colegas e pela imprensa. Além disso, o português viveu, nesta temporada, a sua primeira eliminação na Libertadores pelo alviverde, ao cair em casa para o Athletico-PR, nas semifinais da copa continental.

Ainda assim, conseguiu variar o time nas opções e nas escolhas táticas. Chegou a utilizar Mayke como meia-direita, formou esquema com três zagueiros e geriu o elenco com a chegada de reforços, como o uruguaio Miguel Merentiel e o argentino José Manuel López. O comandante contou, ainda, com a chegada da joia das categorias de base, Endrick. O jovem de 16 anos foi peça fundamental para a virada na primeira partida com possibilidade de título, ao bater Athletico-PR por 3 x 1 na Arena da Baixada.

Como Carlos Volante teve uma campanha de 100% por vencer seu único jogo como técnico do Bahia, é o mais efetivo, numericamente. Entretanto, considerando uma competição com 38 rodadas, o Flamengo de Jorge Jesus teve o melhor aproveitamento, com 90 pontos. O Palmeiras, por sua vez, pode fazer, no máximo, 86. 

*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima

Saiba Mais