BRASILEIRÃO

Como o Palmeiras ostenta o título de time que se nega a perder

Regularidade alviverde foi premiada, nesta quarta-feira (2/11), com o 11º título do Campeonato Brasileiro. A festa será completada em casa, às 21h30, contra o Fortaleza

Não cabem nos dedos das mãos os títulos do Palmeiras no Campeonato Brasileiro. Considerando o formato unificado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que soma os nacionais atuais com à Taça Brasil e ao Torneio Roberto Gomes Pedrosa, a conquista alviverde de 2022 se junta aos títulos de 1960, 1967 (em ambas competições), 1969, 1972, 1973, 1993, 1994, 2016 e 2018. Com isso, o Palestra  comemora, nesta quarta-feira (2/11), a 11ª taça de sua história.

Com quatro rodadas de antecedência e antes mesmo de entrar em campo - com a derrota do Internacional para o América-MG,  por 1 x 0 - o Verdão se tornou inalcançável ao restante dos times. O maior trunfo é a longa invencibilidade, intercalada com somente duas únicas na competição. Desde a derrota para por 2 x 0 para o Athletico-PR, em 2 de julho, são 19 rodadas sem tropeços, ou seja, um turno inteiro, com três meses e 24 dias sem ser batido. 

A invencibilidade como visitante também é outra marca da equipe comandada por Abel Ferreira. Ao todo, são 17 jogos, com dez triunfos e outros sete empates. Desde a sétima rodada, o Verdão não deixa a parte mais alta da tabela. A proclamação da liderança veio em 29 de maio, após bater o Santos na Vila Belmiro, com gol solitário de Gustavo Gómez. 

Os clássicos se mostraram fundamentais na campanha. O único compromisso caseiro sem balançar as redes foi contra o São Paulo, pela 32º rodada. Nos outros duelos, a companhia palestrina triunfou, sobretudo, em momentos de reafirmação na ponta, como na virada contra o esquadrão do Morumbi, em com dois gols nos acréscimos. 

O Dérbi contra o Corinthians foi marcante em ambos turnos. Na primeira oportunidade, contra o misto do Timão, preocupado com compromisso pela Libertadores, foram 3 x 0 na Arena Barueri, com show de Dudu. No returno, em momento tenso em uma Neo Química Arena lotada, a sorte de campeão sorriu com o gol contra de Roni, meio-campista corintiano. 

A “defesa que ninguém passa” e a “linha atacante de raça” não decepcionaram na campanha para mais um título brasileiro. O alviverde tem o melhor ataque, com 59 gols, e a defesa mais eficiente, vazada apenas 22 vezes. O Palmeiras é, portanto, uma equipe com a regularidade de 72% de aproveitamento, com 21 vitórias e 11 empates. É um time que leva o hino ao pé da letra, mostrando que, "de fato, é campeão ".

*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima

Saiba Mais