Pesquisadores de diferentes universidades desenvolvem modelos estatísticos utilizando a ciência de dados para prever resultados de eventos esportivos. O projeto Previsão Esportiva simulou um milhão de possíveis resultados para a Copa do Mundo no Catar. Os cruzamentos de informações apontam boa notícia para os brasileiros: o Brasil é o favorito para conquistar o título este ano.
Os dados que alimentam a inteligência artificial para a projeção matemática são compostos de rankings da Fifa, valor de mercado de cada seleção, poder ofensivo e defensivo, histórico e peso da atuação recente. Há também a parte subjetiva, isto é, a análise de especialistas. O professor Francisco Louzada explica que a projeção deste ano trouxe mais detalhes às simulações.
“Este ano trazemos mais detalhes às nossas simulações, como as probabilidades etapa a etapa, a quantidade de gols esperados dos possíveis artilheiros, além da entrega interativa dos resultados. O usuário pode trabalhar com os painéis de controle que preparamos e verificar as probabilidades e seleções favoritas em qualquer possível confronto entre as nações na Copa. Nesta edição, também ampliamos a equipe, em que temos profissionais de universidades de toda a América Latina e uma parceria inédita com a empresa de educação em dados FLAI. Essas ampliações permitiram uma maior pluralidade nas atividades desenvolvidas, implementação de novas funcionalidades e uma expansão em nossos canais de divulgação", pontua o coordenador do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CEPID-CeMEAI).
Do total de um milhão de simulações, o Brasil aparece como possível campeão em 153.178 vezes, totalizando a frequência de 15,31%. Em seguida, aparece a Argentina (12%), Bélgica (9%) e França (8%). No entanto, os pesquisadores destacam que, apesar do favoritismo nos números, o cenário não é absoluto, pois quando as porcentagens das outras seleções são somadas, chegam a 84, 7%.
“A contextualização com base nos resultados que já ocorreram altera significativamente os resultados esperados em cada rodada. As partidas das primeiras rodadas já estão definindo a cara das oitavas de final da Copa. Algumas das variáveis utilizadas também podem mudar durante a competição, o que também significa ajustes nas previsões. Este ano atualizaremos os números ao final de cada rodada da primeira fase e de cada rodada da segunda fase”, explica Paulo Henrique Ferreira, pesquisador do CEPID-CeMEAI.
Grupo do Brasil
As projeções matemáticas apontam que a Seleção Brasileira tem 63% de chance de chegar às oitavas em primeiro lugar no grupo G. A Suíça aparece em segunda posição, com 37% de chance. Com a vitória do Brasil sobre a Suíça na segunda-feira (28/11), a equipe comandada por Tite já garantiu vaga antecipada para as oitavas. Na sexta-feira (02/12), o confronto será contra Camarões.
Brasil só perde a liderança do grupo se perder para a seleção africana e Suíça derrotar a Sérvia e se igualar no saldo de gols com a seleção canarinho, que está em em vantagem por 3 x0. O projeto Previsão Esportiva é realizado em conjunto com a Universidade Federal de São Carlos, Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP, Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal do Paraná, Universidad de Atacama, Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas a Industria, CER e Flai.
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Saiba Mais
- Política GT vai sugerir ministérios das Mulheres e dos Direitos Humanos
- Política Pendrive? Justificativa de Eduardo Bolsonaro para ida ao Catar rende memes
- Blogs Redirect Episódio 9 do podcast Papo de Copa, no Drible de Corpo
- Economia População desempregada alcança 9,022 milhões no trimestre até outubro
- Política Procurador-geral de MT alerta STF sobre riscos de novos bloqueios
- Esportes Pelé volta a ser internado em hospital de São Paulo e preocupa médicos
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.