Doha — O Brasil está a 90 minutos de conseguir um êxito expressivo. A última vez que a Seleção passou pela fase de grupos sem ser vazada faz 36 anos. Em 1986, o goleiro Carlos não buscou a bola nas próprias redes contra Espanha, Argélia e Irlanda do Norte. Invicto em duas partidas na Copa do Mundo do Qatar, o sistema defensivo será desafiado por Camarões na sexta-feira, às 16h (de Brasília), no Estádio Lusail. O tabu está perto de ser quebrado, mas a perda de dois pilares do setor mais seguro do time arrisca deixá-lo vulnerável não somente contra os Leões Indomáveis, mas na fase de mata-mata.
Tite havia perdido o lateral-direito Danilo na estreia. O titular sofreu uma lesão no tornozelo. Como se não bastasse a ausência de um ala, ele não terá dois na próxima partida. Ontem, o médico Rodrigo Lasmar vetou a escalação de Alex Sandro. O jogador da Juventus é o quarto problema clínico do Brasil em 10 dias no Catar. Antes de desembarcar no país sede, o elenco trabalhou durante uma semana no Centro de Treinamento da Juventus, em Turim.
"O Alex Sandro sentiu dores na região do quadril e não teve condição de continuar a partida. Ele foi reavaliado, pedimos exame de imagem, uma ressonância magnética, que evidenciou uma lesão muscular no quadril esquerdo. O atleta não terá condição (de jogo) na próxima partida contra Camarões e segue em tratamento para que possamos recuperá-lo o quanto antes", informou em um boletim médico divulgado pela CBF.
As ausências de dois dos cinco pilares do sistema defensivo abalam a estrutura mais sólida da Era Tite. A Seleção não sofre gol há 261 minutos. O último foi contra a Tunísia no último amistoso data Fifa antes do anúncio dos convocados para a Copa Mundo.
Virtude
O gaúcho de Caxias do Sul assumiu a Seleção em julho de 2016. Em seis anos e meio de trabalho, sofreu apenas 27 gols em 78 jogos. Média de 0,35 por partida. A trajetória de Tite acumula 54 partidas sem sofrer gol. Depois de ativar o modo Corinthians 2011/12 na vitória contra a Suíça e vencer pelo placar apertado, como nos tempos daquele Timão, Tite falava com os olhos brilhando sobre a maior virtude do Brasil nas vitórias contra as seleções europeias responsáveis por enviar Itália e Portugal para a repescagem europeia.
Saiba Mais
"Equilíbrio, Equilíbrio, Equilíbrio. Toda vez que se foge desse patamar a gente corre risco", disse o técnico, em setembro, apenas uma das tantas vezes em que usou esse termo durante os seis anos e meio à frente da Seleção Brasileira.
Fã de Telê Santana, Tite pode igualar a marca do ídolo contra Camarões. Curiosamente, Telê disputava a segunda Copa consecutiva. Havia substituído por Carlos Alberto Parreira depois da Tragédia do Sarriá, mas retornou ao cargo para comandar o Brasil na Copa de 1986. Porém, a zaga está se desmanchando. Restam o goleiro Alisson e os zagueiros Marquinhos e Thiago Silva, de 38 anos. Perder um deles a essa altura da Copa pode ser uma temeridade levando-se em conta o deslocamento de Éder Militão para a lateral.
Alternativas
Poupar o veterano Thiago Silva e promover a estreia de Bremer na Copa é uma alternativa recomendável diante da bruxa solta. Em 10 dias, quatro jogadores fizeram check-in no departamento médico comandado por Rodrigo Lasmar: Danilo, Neymar e Antony pegaram senha antes de Alex Sandro. O lateral-direito e o atacante desafiam o tempo.
"Ambos continuam no processo de recuperação das lesões no tornozelo, cada um com uma abordagem diferente pois são lesões distintas, isso é importante salientar. O Neymar apresentou um quadro de febre, que já está controlado. Isso não interfere no processo de recuperação diário. Esses três atletas não estarão disponíveis contra Camarões", afirmou o médico Rodrigo Lasmar.
No fim de semana passado, o atacante Antony ficou sob observação. O atacante do sentiu mal-estar e ficou fora de uma sessão de treino. Antony permaneceu no hotel com Danilo e Neymar. No caso específico de Alex Sandro, o substituto natural é Alex Telles. Ele inclusive substituiu o titular no segundo tempo contra a Suíça.
Guia da Copa
Baixe o Guia da Copa preparado pelo Correio Braziliense. Clique aqui.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.