Com a fase de grupos chegando ao fim, mais um grupo da Copa do Mundo Qatar-2022 definiu as seleções que avançam para o mata-mata. Nesta terça-feira (29/11), a Holanda enfrentou o anfitrião Catar e, depois de um jogo sem muitas emoções, confirmou a classificação para as oitavas de final com uma vitória por 2 x 0. Agora, a Laranja Mecânica se junta a Brasil e França na próxima fase do Mundial.
Com a derrota, a seleção local entrou para a história como a pior anfitriã em todos os Mundiais, com três derrotas. Quem se destacou no duelo foi o meia Cody Gakpo, jovem de 23 anos, que voltou a deixar a sua marca no terceiro jogo seguido nesta Copa do Mundo, se igualando a Enner Valencia (Equador) e Kyllian Mbappé (França) na artilharia da competição.
Mesmo sendo líder da chave A, a Holanda não conseguiu surpreender o torcedor nessa Copa do Mundo. A estreia foi contra o Senegal e, apesar da vitória por 2 x 0, a seleção laranja sofreu para conseguir a vantagem. Depois um empate por 1 x 1 com o Equador. Na sequência, os Países Baixos esperam pelo adversário vindo do Grupo B, na fase de oitavas de final: os neerlandeses jogam no Estádio Internacional de Khalifa, em Doha, a partir das 12h do próximo sábado (3/12).
O jogo
Quem esperava um grande jogo da Holanda se decepcionou. O primeiro tempo começou melhor para a seleção laranja, mas não o suficiente para a equipe assustar os adversários. Nessa etapa, os holandeses não souberam aproveitar o favoritismo em relação ao Catar e mal criaram perigo em campo. O cenário só mudou aos 25 minutos, quando o atacante Gakpo invadiu a área e chutou direto para o gol. A euforia não durou muito e logo o ritmo desanimador tomou conta dos gramados mais uma vez.
O segundo tempo começou diferente! O Catar voltou mais frenético, mas isso não durou e logo a Holanda se impôs em campo. Aos cinco minutos, Frenkie de Jong aproveitou o rebote e marcou o segundo da equipe laranja. Pouco tempo depois, Berghuis chegou a marcar o terceiro, porém foi anulado por conta de um toque de mão no início da jogada.
Agora nas oitavas de final da Copa do Mundo no Catar, a Holanda não conseguiu se classificar para o Mundial de 2018 e retornou, depois de oito anos, renovada e como uma das principais equipes dessa edição do torneio. A seleção holandesa já foi três vezes finalista em Mundiais: 1974, 1978 e 2010. Em 2014. quando o Brasil foi sede da competição, a equipe laranja terminou em terceiro colocado.
Ficha técnica:
COPA DO MUNDO
Grupo A - 3ª Rodada
Holanda 2 x 0 Catar
Estádio Al-Bayt, Al-Khor, Catar
Holanda
Noppert; Timber, Van Dijk, Aké, Dumfries; De Roon, Frenkie de Jong (Taylor), Klaassen (Berghuis), Blind; Gakpo e Memphis Depay (Janssen)
Técnico:Louis van Gaal
Catar
Barsham;Ismaeel Mohammed, Pedro Miguel, Khoukhi, Abdelkarim Hassan, Homam Ahmed; Hatim, Madibo (Boudiaf), Al-Haydos (Ali Asad); Akram Afif e Almoez Ali (Muntari).
Técnico: Félix Sánchez
Gols: Gakpo e Frenkie de Jong
Cartão amarelo: Aké
*Estagiária sob supervisão de Danilo Queiroz
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.