Futebol

Torcedor invade campo com bandeira LGBTQIA+ durante jogo da Copa do Catar

Homem, ainda não identificado, foge de seguranças enquanto carrega bandeira da causa LGBTQIA+ durante jogo entre Portugal e Uruguai pela 2ª rodada da fase de grupos

Pedro Marra
postado em 28/11/2022 17:58 / atualizado em 12/07/2023 09:57
 A man invades the pitch holding a LGBT flag as he wears a t-shirt reading "Respect for Iranian woman" during the Qatar 2022 World Cup Group H football match between Portugal and Uruguay at the Lusail Stadium in Lusail, north of Doha on November 28, 2022. (Photo by MANAN VATSYAYANA / AFP)        -  (crédito:  AFP)
A man invades the pitch holding a LGBT flag as he wears a t-shirt reading "Respect for Iranian woman" during the Qatar 2022 World Cup Group H football match between Portugal and Uruguay at the Lusail Stadium in Lusail, north of Doha on November 28, 2022. (Photo by MANAN VATSYAYANA / AFP) - (crédito: AFP)

Um torcedor, ainda não identificado, entrou em campo durante o primeiro tempo do jogo entre Portugal e Uruguai, pela Copa do Mundo do Catar 2022, segurando uma bandeira em apoio à causa LGBTQIA+, com as cores do arco-íris. Rapidamente, seguranças da organização contiveram o homem no gramado, que derrubou a bandeira no chão. O objeto foi recolhido pelos funcionários do estádio.

  • AFP
  • AFP
  • AFP
 

De acordo com as regras do Catar, é proibido fazer manifestações que instiguem ou induzam apoio aos direitos do grupo social. Segundo o Código Penal do Catar, a pena para este crime é de até 10 anos de prisão.

Nas cotas da camisa azul do rapaz, tinha a frase "respeito pelas mulheres iranianas". Na parte da frente, estava escrita a frase "salvem a Ucrânia".

O Código Penal do país sede da Copa também considera crime a prática da homossexualidade, com pena de oito anos de prisão ou até mesmo a morte, conforme a sharia, base de princípios islâmicos considerados como legislação do país. Entretanto, a norma não menciona o ato entre mulheres. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação