O técnico Tite decidiu manter o mistério sobre os substitutos dos lesionados Danilo e Neymar na Seleção Brasileira para a partida contra a Suíça, em Doha. As equipes se enfrentam a partir das 13h (de Brasília) desta segunda-feira (28), no Estádio 974, pela segunda rodada do Grupo G da Copa do Mundo do Catar.
"A definição da equipe já foi feita, mas tenho por hábito, agora, passar na hora do jogo. Por quê? Porque em termos de estratégia tu consegue fazer algumas mudanças comportamentais ou mesmo de características de atletas", pontuou o comandante, em entrevista coletiva neste domingo.
Neymar e Danilo se lesionaram durante o segundo tempo da vitória por 2 a 0 sobre a Sérvia, na última quinta, em Lusail.
O atacante sofreu uma lesão ligamentar lateral no tornozelo direito e um pequeno edema ósseo. Já o lateral-direito teve um problema ligamentar mediano no tornozelo esquerdo.
Éder Militão e Daniel Alves são os possíveis substitutos de Danilo. Já a vaga de Neymar tende a ficar com Rodrygo, mas também há a possibilidade de Tite escalar o volante Fred e avançar Lucas Paquetá para a função de meia armador. Everton Ribeiro tem chances menores de ser o escolhido.
"Estou muito tranquilo. O Militão é um jogador que já jogou nessa função dentro da própria Seleção e em seu histórico, que tem características para tal, e o Dani Alves é um construtor, um jogador com uma capacidade técnica impressionante, fora a liderança que ele tem em momentos importantes para que nós estrategicamente - e eu, particularmente, possa utilizá-lo. Moral da história: não vou dizer ainda quem vai jogar", seguiu Tite.
Quem joga no lugar de Neymar
O técnico também evitou cravar o substituto de Neymar. A tendência é a escolha pelo atacante Rodrygo, que atuaria centralizado, a exemplo do que ocorreu em alguns minutos do segundo tempo da partida contra a Sérvia. Tite o elogiou na coletiva deste domingo.
"Outros jogadores (além de Neymar) estão surgindo em uma geração que é impressionante. Têm uma serenidade e calma. Daqui a pouco vai aparecer a finta de um lance do Antony, uma assistência do Vini, uma criatividade do Richarlison na hora de finalizar, um cabeceio do Pedro, o Jesus ia fazer o gol no lance do segundo tempo, isso vai aparecer. Eles têm essa capacidade criativa. O Rodrygo corre que parece que tem a bola grudada no pé", pontuou.
Publicamente, o treinador tem dito que acredita que a dupla lesionada ainda vai jogar a Copa do Mundo. A recuperação de Danilo é mais provável, já que o problema tem gravidade menor. O caso de Neymar depende da evolução diária.
Internamente, há integrantes do estafe da Seleção Brasileira que não creem na volta do camisa 10 durante o Mundial.
Saiba Mais
- Esportes Em meio à crise de popularidade, Daniel Alves deve jogar contra a Suíça
- Esportes Sob risco, Alemanha enfrenta a Espanha no jogo mais esperado da primeira fase
- Esportes Mbappé e Messi alcançam marcas históricas na Copa do Mundo do Catar
- Esportes Costa Rica vence o Japão no final e embola o Grupo E da Copa do Mundo
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.