Ontem, o primeiro grande drama da Copa do Mundo de 2022 vestiu as cores da Argentina e dançou um tango sofrido contra o México. Hoje, a tensão terá sotaque alemão e será embalada, no estádio Al Bayt, em Al Khor, no Catar, ao ritmo de valsa germânia. Após perder o primeiro jogo do grupo E de virada para o Japão, a Alemanha entra em campo desesperada diante da forte Espanha, às 16h. As contas são simples: apenas a vitória interessa.
Tetracampeã do mundo em 2014, na Copa do Mundo no Brasil, com direito a goleada de 7 x 1 sobre os anfitriões, a Alemanha decepcionou na edição seguinte e ficou pelo caminho nos grupos de 2018, na Rússia. Ciente do trauma causado por uma queda tão precoce no maior torneio de futebol do planeta bola, a Alemanha estremece com a possibilidade de repetir o vexame no Catar.
O fato de ter a forte Espanha pela frente no importante compromisso deixa a situação ainda mais complicada para os germânicos. O confronto entre as duas campeãs do mundo carrega a maior expectativa desde o sorteio da fase de grupos da Copa, em abril. Ninguém esperava, porém, a partida ter um peso tão importante para os dois lados. No caso espanhol, vitória significa classificação antecipada para as oitavas de final.
Para a Fúria, a chance de eliminar o rival, inclusive, tem um gosto de deja vu. Há 38 anos, na Eurocopa de 1984, a Espanha foi a responsável por derrubar a Alemanha — à época, com a nomenclatura Ocidental — na fase de grupos e causar um tsunami na rival, com direito a demissão de treinador. Os espanhóis ganharam, por 1 x 0, passaram em primeiro no grupo B da competição e deixaram os germânicos fora do mata-mata.
A situação dramática da Alemanha terá um capítulo importante no primeiro jogo do dia, entre Japão e Costa Rica, às 7h. Responsáveis por deixarem os alemães em situação instável ao vencerem o jogo de abertura do grupo, por 2 x 1, de virada, os japoneses garantem a classificação antecipada na chave em caso de vitória e deixam os europeus cientes da necessidade de vencer a Espanha. Em caso de tropeço nipônico horas antes, a pressão será menor. De toda forma, o drama tem tudo para tomar conta do jogo com possibilidade real de derrubar uma campeã.
Saiba Mais
- Esportes Luva de Pedreiro defende Neymar: 'Fizeram o quê? Jogaram onde?'
- Esportes 'Messi, tchau': sauditas zoam Argentina com música antifascista; vídeo
- Esportes Copa do Mundo 2022: as reclamações sobre a vila dos torcedores no Catar, que custa mais de R$ 1.000 por noite
- Esportes Neymar posta foto do tornozelo inchado após lesão: "Bora"
- Esportes Copa do Mundo: Argentina vence México e Messi iguala Maradona
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.