A França é a primeira campeã mundial garantida nas oitavas de final da Copa do Mundo Qatar-2022. A confirmação veio neste sábado (26/11), após a vitória por 2 x 1 sobre a Dinamarca. O triunfo teve a assinatura do astro Kylian Mbappé, autor dos dois gols do triunfo. Além do objetivo coletivo, Mbappé alcançou um novo recorde pessoal com a camisa dos Bleus.
Mbappé se tornou o segundo maior artilheiro da França na história das Copas do Mundo. Aos 23 anos, o camisa 10 coleciona sete gols em nove partidas pelo torneio. Após a exibição contra a Dinamarca, o astro superou ninguém menos que Thierry Henry. Agora, o atacante do Paris Saint-Germain fica atrás somente de Just Fontainte, com 13 bolas na rede.
O avassalador estilo de jogo francês na estreia na Copa do Mundo não foi repetido contra a Dinamarca. No primeiro, os atuais campeões do mundo tiveram menos a bola, atacaram mais, ma sem o brilho da goleada sobre a Austrália. Das 13 finalizações dos Bleus na primeira etapa, apenas três foram em direção ao gol. A melhor oportunidade francesa nos 45 minutos iniciais veio com Mbappé. Livre na grande área, o camisa 10 recebeu cruzamento rasteiro de Dembélé e chutou por cima do gol.
Liderada pelo meia Christian Eriksen a Dinamarca controlou bem a posse de bola e incomodou a França em momentos da partida. Aos 35’, Cornelius avançou em velocidade pela direita e chutou cruzado, preocupando a defesa adversária. Griezmann e Giroud também tentaram tirar o placar do zero, mas esbarraram no bloqueio dinamarquês e na falta de pontaria no momento da finalização.
As propostas de jogo das duas equipes seguiram as mesmas na volta dos vestiários. A Dinamarca começou controlando mais o meio de campo, enquanto a França se defendia e buscava explorar o contra-ataque. Nos minutos seguintes, porém, os dinamarqueses não mantiveram o ritmo e viram os atuais campeões do mundo tomarem conta da partida. Aos 14’, Griezmann recebeu em profundidade, invadiu a área, mas errou o alvo. Na sequência, foi a vez de Mbappé criar pela esquerda e concluir pelo meio para abrir a contagem.
A alegria francesa, porém, não durou muito. Aos 22’, Andreas Christensen aproveitou cobrança de escanteio e desviou de cabeça para deixar tudo igual novamente no Estádio 974. Insatisfeitos com o resultado, os bicampeões do mundo se atiraram ao ataque para confirmar a classificação antecipada, mas não furaram a retranca dinamarquesa.
Na reta final, a partida ficou lá e cá. A Dinamarca criou chances para virar, mas parou no goleiro Lloris. Quando tudo parecia definido, a estrela de Mbappé voltou a brilhar. Griezmann cruzou pela direita e o camisa 10 se antecipou à marcação e deu números finais em Doha.
COPA DO MUNDO
Grupo D – 2ª Rodada
França 2 x 1 Dinamarca
Estádio 974, Doha, Catar
FRANÇA
Lloris; Koundé, Varane (Konaté), Upamecano e Theo Hernández; Tchouaméni, Rabiot e Griezmann (Fofana); Dembélé (Coman), Mbappé e Giroud (Thuram).
Técnico: Didier Deschamps
DINAMARCA
Schmeichel; Kristensen, Andersen, Andreas Christensen, Nelson e Maehle; Hojbjerg, Damsgaard (Dolberg) e Eriksen; Lindstrom (Nörgaard) e Cornelius (Braithwaite).
Técnico: Kasper Hjulmand
Gols: Mbappé (duas vezes - França) e Andreas Christensen (Dinamarca)
Cartões amarelos: Koundé (França). Andreas Christensen e Cornelius (Dinamarca)
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.