Poderia ter saído do Grupo “A” a primeira das 16 seleções classificadas às oitavas de final da Copa do Mundo Qatar-2022. Precisando da simples vitória para avançar ao mata-mata, a Holanda mediu forças com Equador e deixou o objetivo escapar. A Laranja Mecânica até saiu na frente com gol de Gapko, mas cedeu o empate por 1 x 1 após oportunismo de Enner Valencia.
Com o resultado, o grupo A segue em aberto. Empatados com os mesmos quatro pontos, Holanda e Equador vão para a rodada final dependendo de si para abocanhar a classificação. Os europeus medem forças com o Catar — eliminados após duas derrotas —, na terça-feira (29/11), às 12h. No mesmo horário, senegaleses e sul-americanos duelam em confronto direto pela sobrevivência no Mundial.
Holanda e Equador estiveram longe de protagonizar um espetáculo digno de Mundial. O primeiro tempo não teve grandes emoções, mas contou com duas propostas de jogo distintas. Enquanto o esquadrão laranja cadenciava o jogo, com trocas de passes excessivas, a seleção tricolor tentava acelerar pelas pontas, abusando da qualidade de Enner Valencia. Porém, a desatenção na marcação na entrada da área foi fatal para os equatorianos. Gapko roubou a bola e arriscou de longe para abrir a contagem.
Se com o placar zerado a equipe de Louis van Gaal já parecia confortável e sem presa, com a vantagem, a postura ficou ainda mais evidente. No prejuízo, Equador seguiu pressionando. A pressa, porém, era a grande inimiga. Erros no último passe e falta de sorte atrapalharam. Quando os equatorianos balançaram as redes holandesas, o lance não valia mais. Estupiñán aproveitou a sobra na área, mas a arbitragem observou o impedimento de Porozo no último ato da primeira etapa.
A marcação dispersa da Holanda e a insatisfação do Equador com o placar seguiram na etapa complementar. Aos quatro minutos, Enner Valencia aproveitou o rebote na cara do gol e deixou tudo igual. O camisa 13 assumiu a artilharia do Mundial, com três bolas na rede em dois jogos. Quatorze minutos depois, foi a vez de dominar e ajeitar de fora da área para carimbar o travessão. O cenário era preocupante para os holandeses.
Nos 25 minutos finais, o Equador buscou a virada com todas as forças. A imposição física e o potencial de Enner Valencia na jogada individual eram as principais armas. A Holanda, porém, seguiu com a defesa bem postada e afastava qualquer investida sul-americana. Nos acréscimos, Rodríguez apertou o goleiro e quase complicou a vida holandesa com o desvio para a linha de fundo.
COPA DO MUNDO
Grupo A – 2ª Rodada
Holanda 1 x 1 Equador
Estádio Internacional Khalifa, Doha, Catar
HOLANDA
Noppert; Timber, Van Dijk, Aké e Dumfries; Koopmeiners (De Roon), Frenkie de Jong, Klaassen e Blind; Gakpo (Weghorst) e Bergwijn (Memphis Depay).
Técnico: Louis van Gaal
EQUADOR
Galíndez; Ángelo Preciado, Porozo, Félix Torres, Hincapié e Estupiñán; Jhegson Méndez, Moisés Caicedo e Plata (Romario Ibarra); Estrada (Sarmiento) e Enner Valencia (Kevin Rodríguez).
Técnico: Gustavo Alfaro
Gols: Gakpo (Holanda) e Enner Valencia (Equador)
Cartões amarelos: Jhegson Méndez (Equador)
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.