COPA DO CATAR

"Feiticeiro do Hexa" refaz cena de 2018 na Rússia: "Vamos fazer isso"

O russo que ganhou o apelido de "feiticeiro do hexa" afirma que está proibido de deixar a Rússia, mas prometeu assistir todos os jogos pela televisão

Ronayre Nunes
Talita de Souza
postado em 24/11/2022 17:19 / atualizado em 24/11/2022 17:20
Yury ganhou fama no país tupiniquim ao surgir torcendo com a bandeira do Brasil, ainda em 2018, durante a Copa do Mundo da Rússia -  (crédito: Instagram/Reprodução)
Yury ganhou fama no país tupiniquim ao surgir torcendo com a bandeira do Brasil, ainda em 2018, durante a Copa do Mundo da Rússia - (crédito: Instagram/Reprodução)

Yury Torsky, o torcedor misterioso que virou meme em 2018 ao ser fotografado com um olhar penetrante atrás de uma bandeira do Brasil na Copa do Mundo na Rússia, reapareceu nas redes sociais, nesta quinta-feira (24/11), para reafirmar a paixão pela Seleção Brasileira. Offline desde julho após protestar contra a guerra contra a Ucrânia, o russo que ganhou o apelido de "feiticeiro do hexa" afirma que está proibido de deixar o país, mas prometeu assistir todos os jogos pela televisão.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por ????? ???????? (@zalbar_1984)

Em um vídeo publicado no Instagram de Yury, ele refaz a cena com a bandeira em frente a uma televisão que passa o momento em que o hino nacional é tocado antes da partida do Brasil contra a Sérvia.

“Ainda estou proibido de deixar o país, mas vou assistir a cada partida com vocês! Desde 2018, nós ganhamos: 4 Copas Libertadores consecutivas, Copa América 2019 no Brasil, Medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de 2020. O passo mais importante e difícil é deixado. Vamos fazer isso! Vamos!”, escreveu animado na legenda do post.

Russo com alma brasileira

Yury ganhou fama no país tupiniquim ao surgir torcendo com a bandeira do Brasil, ainda em 2018, durante a Copa do Mundo da Rússia. Na ocasião, a identidade de Yury foi uma das grandes questões da web brasileira. Poucos dias depois, o repórter Fernando Jordão (à época colaborador do Correio Braziliense) descobriu a identidade do “feiticeiro do hexa” com a ajuda do leitor Wagner Ponciano.

A fama de Yury logo tomou o Brasil, e o amor dos brasileiros pelo russo extrapolou todos os limites de distância. O homem de 38 anos se tornou um “brasileiro” de coração. Por anos Yury postou homenagens ao Brasil, desde a torcida pelo Flamengo, fotos com a camisa verde e amarela e até cliques levando a bandeira tupiniquim mundo afora.

Nesta terça-feira (22/11), entretanto, o russo voltou para as redes sociais. Yury postou um rápido vídeo em que mostra um momento do jogo entre Argentina e Arábia Saudita. As imagens já chamaram a atenção dos seguidores, mas um detalhe mostrou mais ainda a ligação do russo com o Brasil: o vídeo é do exato momento em que Salem Al-Dewsari fez o gol da virada para o time do Oriente Médio, o que consagrou a vitória sobre a Argentina.

Mesmo rápido, o contato do Correio com o torcedor rendeu importantes informações para matar a curiosidade sobre o torcedor misterioso. Yury Torsky é russo e nasceu na cidade de Mirny, que fica a quase 10 mil quilômetros de distância da capital, Moscou. Atualmente, ele mora em Samara — cidade palco da partida entre Brasil e México, e onde Yury apareceu com a bandeira do Brasil com uma “vibe” misteriosa.

Fã de "O Guia dos Mochileiros das Galáxias", Yury trabalhava, na época da entrevista, no Centro Espacial de Samara, de onde são lançados os foguetes russos. Yury contou que comprou a bandeira brasileira em 2011, na cidade de Cayenne, na Guiana Francesa. "Fiquei muito feliz de ver o Brasil na minha cidade", destacou.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Guia da Copa

Baixe o Guia da Copa preparado pelo Correio Braziliense. Clique aqui.

Acompanhe mais notícias sobre a Copa do Mundo do Catar 2022 na página especial do Correio Braziliense.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação