Doha — As vitórias épicas de seleções de menor porte contra países consagrados do futebol mundial geram comoção, festa e muita comemoração dos torcedores. O triunfo de virada do Japão sobre a Alemanha, nesta quarta-feira (23/11), é um desses casos. Porém, a sinergia do grande resultado conquistado pelo time nipônico contra os tetracampeões na estreia da Copa do Mundo extrapolou a arquibancadas e chegou nas tribunas de imprensa do Estádio Internacional Khalifa.
Jornalistas japoneses envolvidos na cobertura do países no Mundial do Catar fizeram uma festa muito grande após o apito final da partida contra os alemães. Efusivos com a vitória inesperada, os profissionais de imprensa vibraram bastante com o apito final do árbitro Ivan Arcides Barton Cisneros. O momento, flagrado pela reportagem do Correio, envolveu pulos, abraços e muitas palmas para os jogadores, que também não escondiam a felicidade da vitória no gramado do Khalifa.
Veja o momento
O Japão é visto como candidato a zebra no grupo E da Copa do Mundo, o único com a presença de dois campeões mundiais. Além dos alemães tetracampeões do planeta bola, a chave também conta com a Espanha, dona do título de 2010. A Costa Rica — que hoje foi goleada impiedosamente pelos espanhóis, por 7 x 0, no Estádio Al Thumama, em Doha — é a outra seleção de menor porte na disputa. Com o peso dos rivais, uma classificação japonesa era vista como improvável.
Porém, a vitória de virada contra a Alemanha transformou completamente o cenário e explica a empolgação da torcida e dos jornalistas japoneses. Para chegar no mata-mata, o Japão precisa de uma conta muito simples: na melhor hipótese, basta os nipônicos ganharem um ponto diante da Costa Rica, no domingo (27/11), às 7h, e torcerem para a Espanha ganhar dos alemães, um pouco mais tarde, às 16h. Se isso acontecer, a vaga se confirmada com uma rodada de antecedência.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.